https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36884
Tipo: | Tese |
Título: | Tensões e disputas entre cariocas e baianos no universo sambista do Rio de Janeiro (1920-1950) |
Autor(es): | Novaes, Gustavo Gobbi |
Primeiro Orientador: | Moura, Milton Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moura, Milton Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sandroni, Carlos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Marcelo Pereira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Marilda de Santana |
metadata.dc.contributor.referee5: | Iyanaga, Michael Zenryu |
Resumo: | Neste trabalho, trago à apreciação do/a caro/a leitor/a um esforço de investigação, a fim de observar a natureza de embates discursivos, entre agentes do universo do samba baiano e carioca, na chamada era do rádio (1920-1950). Ao tratar da natureza de querelas, polêmicas e embates, entre sambistas, jornalistas, literatos, folcloristas e acadêmicos, procurei visualizar mais detidamente o campo das diferentes concepções e posições discursivas, acerca da origem do samba, se na Bahia ou no Rio de Janeiro, arengas e provocações musicadas, envolvendo sambistas baianos e cariocas, e tensões e ressentimentos nativos, dados a partir da ascensão de um Rio de Janeiro central e moderno, em detrimento da situação periférica da Bahia, sua capital e a região do Recôncavo, no contexto da construção sociocultural de uma identidade de povo e nação brasileira. Observou-se que tais embates e tensões discursivas colocaram-se a partir de lealdades identitárias próprias, construções de tradições e discursos de exaltação e defesa de lugares de origem.Estes processos foram identificados diante de elementos conceituais e explicativos relacionados aos estudos sobre construção de identidades, em que as concepções de autores, como Stuart Hall (2006; 2009), Kathryn Woodward (2009) e Tomaz Tadeu da Silva (2009), constituem os principais aportes teóricos. O conjunto de fontes utilizadas, compreendendo jornais, revistas, letras de sambas, depoimentos, entrevistas, filmes, documentários, programas de televisão, obras literárias e acadêmicas, sob o prisma da Análise Crítica do Discurso,de Norman Fairclough (2001; 2003) e Teun A. van Dijk (2018), revelou muito de um universo combativo, eivado de disputas, que buscaram hegemonizar narrativas, tradições e posições nativas, musicais, técnicas e estéticas, levando a uma melhor visualização dos embates ocorridos, entre sujeitos baianos e cariocas envolvidos no contexto sambista da época. |
Abstract: | In the present thesis, I bring for appreciation of the reader, an effort of investigation in order to watch the nature of discursive clashes between agents of the samba universe bahian and carioca, in the so-called radio age (1920-1950). About these controverses and clashes, between samba players, journalists, writers, folklorists, and scholars, I searched watch more closely the field of different conceptions and discursive positions, about the origin of samba, whether in Bahia or Rio, musical provocations involving samba players and native tensions and resentments. All this within the context of the rise central and modern Rio de Janeiro, to the detriment of the peripheral situation of Bahia, your capital and the region of Recôncavo, in the context of the construction sociocultural of an identity of the brazilian people and nation. It was observed that such clashes and discursive tensions were based on their own identity loyalties, constructions of traditions and discourses of exaltation and defense of places of origin. These processes were identified in view of conceptual and explanatory elements related to studies on the construction of identities, in which the conceptions of authors such as Stuart Hall (2006; 2009), Kathryn Woodward (2009) and Tomaz Tadeu da Silva (2009), constitute the main theoretical contributions. Under the prism of Critical Discourse Analiysis, by Norman Fairclough (2001; 2003) and Teun A. van Dijk (2018), the set of documents used – newspapers, magazines, samba lyrics, testimonials, interviews, films, documentaries, television programs, literary and academic works – revealed much of a combative universe, full of disputes, that sought to hegemoize narratives, traditions and native, musical, technical and aesthetic positions, leading to a better visualization of the clashes that ocurred between bahian and carioca subjets involved the samba in context of radio age. |
Palavras-chave: | Samba Embates culturais Baianos Cariocas Música popular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
Citação: | NOVAES, Gustavo Gobbi. Tensões e disputas entre cariocas e baianos no universo sambista do Rio de Janeiro (1920-1950). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022, 282 f. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36884 |
Data do documento: | 20-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Outros (PPGH) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_GUSTAVO_pdf.pdf | Tese - Gustavo Gobbi Novaes | 6,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons