Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDourado, Rebeca de Magalhães-
dc.date.accessioned2023-04-25T11:48:14Z-
dc.date.available2023-04-25T11:48:14Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationDOURADO, Rebeca de Magalhães. Representações sociais sobre deficiência de futuros docentes de física. 2022. 106 f. TCC (Graduação em Física) Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36924-
dc.description.abstractSocial representations of the complex phenomenon of disability can differ significantly between different groups, encompassing both outdated models that directly link disability and disease, as well as up-to-date discussions on the social aspect of disability and diversity as a human characteristic. This divergence, which occurs due to the existence of different information and perceptions, is manifested through different attitudes, having concrete impacts on the inclusion of disabled people in, among other contexts, physics teaching. With the goal of investigating social representations of disability in undergraduate physics students at UFBA, this research conducted a systematic literature review on teaching physics for disabled people, an analysis of the syllabus of the curricular components of the Physics and Pedagogy degrees at UFBA, in addition to conducting and analyzing an interview based on Discourse Analysis. Some of the findings were an incipient literature, evidence of little contact of undergraduates with the subject, fragmentation of disability into subcategories, a social representation of disability linked to body deviation and data pointing to the lack of teacher preparation for inclusive education. It is imperative to adjust the degree course to allow changes in perceptions and attitudes of undergraduates in relation to disability so that it is possible to achieve inclusion in physics teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFísica -- Pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectFísica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDocentes -- Educação inclusivapt_BR
dc.subject.otherPeople with disabilitiespt_BR
dc.subject.otherSocial representationspt_BR
dc.subject.otherInclusive educationpt_BR
dc.subject.otherPhysics -- People with disabilitiespt_BR
dc.subject.otherPhysics -- Study and teachingpt_BR
dc.subject.otherTeachers -- Inclusive educationpt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre deficiência de futuros docentes de físicapt_BR
dc.title.alternativeSocial representations about disability of future physics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-0539-4104pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448258167033465pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-0539-4104pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448258167033465pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.referee2ID0000-0003-3347-6323pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756649706124962pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, Madaya dos Santos Figueiredo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783634051321955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286643488890114pt_BR
dc.description.resumoAs representações sociais sobre o complexo fenômeno da deficiência podem divergir significativamente entre diferentes grupos, englobando tanto modelos ultrapassados da ligação direta entre deficiência e doença, quanto discussões atualizadas sobre o aspecto social da deficiência e a diversidade como característica humana. Essa divergência, que ocorre devido a existência de diferentes informações e percepções, se manifesta através de diferentes atitudes, tendo impactos concretos na inclusão de pessoas com deficiência em, entre outros contextos, no ensino de física. Com o objetivo de investigar representações sociais sobre deficiência de licenciandos em física da UFBA, realizou-se uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de física para pessoas com deficiência, a análise das ementas dos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia da UFBA, além da realização e análise de uma entrevista com base na Análise do Discurso. Foi encontrada uma literatura incipiente, indícios de pouco contato dos licenciandos com o tema, fragmentação da deficiência em subcategorias, uma representação social de deficiência ligada a desvio corporal e dados apontando o despreparo docente para o ensino inclusivo. É impreterível adequações na formação inicial que possibilitem modificações de percepções e atitudes de licenciandos em relação a deficiência para que seja possível alcançar a inclusão no ensino de física.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseFÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Rebeca Dourado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Rebeca de Magalhães Dourado903,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
parecer_assinado.pdfParecer de aprovação assinado pelos membros da banca221,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons