https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36975
Tipo: | Tese |
Título: | Nùdòwá, reinvenções e afrodevires: escrevivências, interseccionalidades e exuzilhadas triangulares de um corpo negro no mundo. #trajetoriasafrodiasporicas França, Brasil, Benin. |
Título(s) alternativo(s): | ‘NÙDÒWÁ', REINVENTIONS AND 'AFRO BECOMINGS': ‘Escrevivências', intersectionalities and triangular ‘exuzilhadas' of a black body in the world. #afrodiasporictrajectories France, Brazil, Benin. 'NÙDÒWÁ', RÉINVENTIONS ET 'DEVENIRS-AFROS': 'Escrevivências', intersectionnalités et ‘exuzilhadas’ triangulaires d'un corps noir dans le monde. #trajectoiresafrodiasporiques France, Brésil, Bénin. ‘NÙDÒWÁ', REINVENCIONES Y AFRODEVIRES: ‘Escrevivências', interseccionalidades y ‘exuzilhadas' triangulares de un cuerpo negro en el mundo. #trajectoriasafrodiasporicas Francia, Brasil, Benín. |
Autor(es): | Wilfried, Gbedo |
Primeiro Orientador: | Silva, Marilda de Santana |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, José Henrique de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Tiganá Santana Neves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Cléber Rodrigo Braga de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Severino, José Roberto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Marilda de Santana |
metadata.dc.contributor.referee5: | Santos José Henrique, José Henrique de Freitas |
Resumo: | Esta tese é o resultado de reflexões em torno dos deslocamentos e do movimento em corpos negros na diáspora, pelo fato histórico da dispersão africana no mundo provocada pela invenção da noção de raças, a desumanização e o sequestro de milhões de homens e mulheres do Continente africano deportados/as pelo Caribe, pelas Américas do norte e do sul. Desde a implementação desse projeto patológico da colonização europeia e branca, esse movimento nunca parou, apesar das tentativas múltiplas e repetidas de epistemicídios em corpos não-brancos. Além da única dimensão geográfica, importante nos entendimentos da ideia de deslocamento, a reflexão se embasa também na perspectiva emocional do tempo negro do próprio autor enquanto ‘corpoexperiência’ negra afrodiaspórica, capaz de produzir conhecimento intelectual a ser defendida inclusive no âmbito de instituições de poder como são a Universidade reprodutora de violências estruturais características da ‘branquitude’. À partir da trajetória migratória de sua família do Benin para a França, que chama de ‘turméRICA’, o pesquisador, um homem negro nascido na França há 41 anos, e imigrante no Brasil em Salvador da Bahia há mais de 10 anos, aciona tecnologias de pesquisa como a ‘escrevivência’ de Conceição Evaristo considerando-as tal uma ‘assemblage’ epistemológica potente para refletir sobre os contornos e os efeitos da racialização negra em corpos semelhantes ao seu, tal como a violência do racismo estrutural em sociedades ocidentais. A experiência da viagem e sua parte de acasos junto com as histórias de vida de outras pessoas, às quais, todas, encruzilharam seus passos tornaram-se acontecimentos importantes para analisar esse ‘corpo negro no mundo’. Nessa conversa íntima na primeira pessoa, o autor busca abrir uma discussão para que as pessoas negras, independentemente de gênero, sexualidades, espiritualidades, classe se ofereçam o direito de gozar sua(s) ‘nùdòwá(s)*’ ou seja possam acionar ‘(re)invenções’, ‘afrodevires’ e ‘reexistências’ para se extirpar da construção social hermética da ‘raça’. *Em língua ‘Fon’ , ‘Fongbe’ ou ‘ fɔ̀ngbè’ do Benin, a palavra ‘nùdòwá’ significa invenção. Produtos decorrentes da Tese a) Link para acessar ao filme da Tese: "ManiFESTA!": https://fast.wistia.net/embed/channel/sk8p8omns3?wchannelid=sk8p8omns3&wvideoid=99yuk5me76 b) Link para acessar à playlist da Tese: "Nùdòwá - #trajetoriasafrodiasporicas França, Brasil, Benin.": https://open.spotify.com/playlist/7F8EQE9RyimjvB59W04JqC?si=b2e9b2fbe98c404d |
Abstract: | Cette thèse est le résultat de réflexions autour du déplacement et du mouvement des corps noirs dans la diaspora, en raison du fait historique de la dispersion africaine dans le monde causée par l'invention de la notion de races, la déshumanisation et la séquestration de millions d'hommes et de femmes du Continent africain déporté.e.s vers les Caraïbes, l'Amérique du Nord et du Sud. Depuis la mise en place de ce projet pathologique de la colonisation européenne et blanche, ce mouvement n'a jamais cessé, malgré les tentatives multiples et répétées d'épistémicides sur des corps non blancs. Outre l’unique dimension géographique, importante à la compréhension de l'idée de déplacement, la réflexion se fonde également sur une perspective émotionnelle du ‘temps noir’ de l’auteur en tant que
‘corpoexpérience’ noire afrodiasporique, capable de produire des connaissances intellectuelles pouvant être défendues au sein d'Institutions de pouvoir telles que l’Université, reproductrice de violences structurelles caractéristiques de la 'blanchité'. À partir de la trajectoire migratoire de sa famille du Bénin vers la France, qu'il qualifie de 'turméRICHE/RIQUE' , le chercheur, un homme noir né en France il y a 41 ans, et immigré au Brésil, à Salvador da Bahia depuis une dizaine d’années, actionne des technologies de recherche telles que ‘l’escrevivência’ (jonction du verbe ‘écrire' et du substantif ‘vécu’ en portugais) de Conceição Evaristo comme un puissant assemblage épistémologique permettant de réfléchir aux contours et aux effets de la racialisation noire sur des corps similaires au sien, tout comme la violence du racisme structurel dans les sociétés occidentales. L'expérience du voyage et son lot de hasards, ainsi que les histoires de vie d'autres personnes, qui, ont tou.te.s, croisé ses pas, sont devenus des événements importants pour analyser ce 'corps noir dans le monde'. Dans cette conversation intime à la première personne, l'auteur cherche à ouvrir une discussion pour que les personnes noires, indépendamment de leur genre, sexualités, spiritualité, classe sociale, s'offrent le droit de jouir de leur(s) 'núdòwá(s)*' , c'est-à-dire de déclencher '(ré)inventions' , 'devenirs-afros' et 'réexistences' pour s'extirper de la construction sociale hermétique de la ‘race'.
*En langue ‘Fon’ , ‘Fongbe’ ou ‘ fɔ̀ngbè’ du Bénin, le mot ‘nùdòwá’ signifie invention.
Produits associés à la Thèse
a) Lien pour accéder au film de la Thèse: "ManiFESTA!" (en portugais):
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https://open.spotify.com/playlist/7F8EQE9RyimjvB59W04JqC?si=b2e9b2fbe98c404d Nudobiba elɔ nyi nu bo tɔnsin tamԑgbigba do nu e kan tԑnsisԑ gbԑtɔ agba wiwi lԑ tɔn gbɔn togudo e. Tԑnsisԑ yetonɔ nyi nu bo xwedo tan e kan gbԑtɔ mԑwi lԑ gbakpe gbԑ ɔ mԑ e. Nu na ci mɔ ɔ, anyu sin sinmԑ e e dɔnwa e nyi nu bo hԑnnugble do sunnu kpo nyɔnu kpo livi mɔkpan wu. Sunnu kpo nyɔnu kpo enԑ nyi gbԑtɔ mԑwi bɔ e kpla gbɔn kalayibu kpo amelika kpo. Sin hweenu titomԑ mɔhun tɔn ɔ, e wanu bi co ɔ, e kpoɖo dakoxo gbԑtɔ anyu e ma nyi wewe a lԑ wu wԑ. E zԑ akpaxwe e kan ayikungban e ji ye gosin e bo ka nyi nu taji ɖo nukunmɔjԑ tԑnsisԑ ɔ wu ɔ, tamԑgbigba ɖesu ka kan hwenu e nyi mԑwiwi lԑ tɔn e, nyɔwa mԑwi lԑ kpo kun e tɔnsin ye mԑ lԑ e kpo nyi nu bo na na nunywԑn bɔ e na jԑhun do ji tɔn ɖo titomԑ e ɖogbe ɖi kplɔnyijinu alavɔ ee sixu lԑvɔ nunyanya e agbasa wewe nyinyi xlԑ lԑ gɔn. Bԑsin fi e hwԑndo ɔ gosin ɖo Benԑԑ sɔyi flase tomԑ bɔ e ylɔɖɔ ‘turméRICHE/RIQUE’ e ɔ, nudobatɔ ɔ nyi sunnu e e ji ɖo flanse tomԑ xwe 41 ɖie bɔ e yi saxwe do Brezilu, ɖɔ Salvadɔɔ da Baxya sin xwe wo ɖɔun ɖie e. E nɔ zan alyannu e nyi nudobiba ɖi ‘escrevivência’ e nyi cica nuwlanwlan kpo nu e gbomԑ e kpo do pɔɔtigԑ gbe mԑ. E nyi Conceição Evaristo sin nuxokple taji bo nɔ zɔn bɔ e nɔ lintamԑ nu e kan agbasa e ci wiwi ɖɔun lԑ kpo daka e nu mɔhunkɔ xo ɖo yovoto lԑ mԑ e wu. Nyɔwa e ɖo tomԑyiyi mԑ lԑ e, nusɔgbedonunu kpo tan e kan gbԑ e nyi gbԑtɔ ɖe lԑ tɔn nԑ lԑ bi nu taji e e na gbejekpɔn ɖo agbasa gbԑtɔ mԑwi tɔn wa e ɖo gbԑ ɔ mԑ. Xoɖiɖɔ enԑ e e sɔ gbԑtɔ xoɖɔtɔ nukɔn do ɖɔ e mԑ ɔ, nunɔ ɔ ba bo na hunnu sin xo nu bonu gbԑtɔ mԑwi lԑ ɖo mԑ e ye nyi e mԑvo ɔ, nu e kan xoɖiɖo yetɔn e, nuɖiɖi yetɔn, ha e mԑ yeɖe e ɖo acԑ bo na ɖu nudowa yetɔn sin gbԑ. Nu lԑvɔ dowa, lԑvɔ mԑwikunkan nyi, gbԑtɔ lԑvɔ nyi bo do tɔntan sin agbasa sin to ɖe ɖo nukun ɖe e mԑ. Xogo taji: ‘Escrevivência’. Nu e kan agba sin sinmԑ e. Agbasa sin sinmԑ. Wewe nyinyi. Nu e kan mԑwi kunkan e. Agbasa wiwi. Lԑvo tiin. Produtos decorrentes da Tese a) Link para acessar ao filme da Tese: "ManiFESTA!": https://fast.wistia.net/embed/channel/sk8p8omns3?wchannelid=sk8p8omns3&wvideoid=99yuk5me76 b) Link para acessar à playlist da Tese: "Nùdòwá - #trajetoriasafrodiasporicas França, Brasil, Benin.": https://open.spotify.com/playlist/7F8EQE9RyimjvB59W04JqC?si=b2e9b2fbe98c404d Produits associés à la Thèse a) Lien pour accéder au film de la Thèse: "ManiFESTA!" (en portugais): https://fast.wistia.net/embed/channel/sk8p8omns3?wchannelid=sk8p8omns3&wvideoid=99yuk5me76 b) Lien pour accéder à la playlist de la Thèse: "Nùdòwá - #trajetoriasafrodiasporicas França, Brasil, Benin.": https://open.spotify.com/playlist/7F8EQE9RyimjvB59W04JqC?si=b2e9b2fbe98c404d |
Palavras-chave: | Diáspora africana Racismo Relações raciais Negros - Identidade Social Negros - Identidade racial Negros - Narrativas pessoais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal de Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36975 |
Data do documento: | 14-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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