https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37063
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trilhas de aprendizagem: uma proposta a partir do mapeamento de competências na Universidade Federal da Bahia |
Título(s) alternativo(s): | Learning trails: a proposal based on competence mapping at the Federal University of Bahia |
Autor(es): | Ecard, Laila Gabriel |
Primeiro Orientador: | Moscon, Daniela Campos Bahia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moscon, Daniela Campos Bahia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Elizabeth Matos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carneiro, Laila Leite |
metadata.dc.contributor.referee4: | Paiva, Kely Cesar Martins de |
Resumo: | No intuito de aumentar a competitividade de maneira eficiente e sustentável, as organizações constantemente buscam se atualizar através de novos modelos gerenciais e instrumentos que possibilitem o aprimoramento do desempenho organizacional. Nesse contexto, a gestão por competências destaca-se ao promover o crescimento profissional e pessoal por meio do desenvolvimento de competências direcionadas ao alcance dos objetivos estratégicos utilizando diferentes recursos de aprendizagem para potencializar conhecimentos, habilidades e atitudes. Dentre as ferramentas de capacitação utilizadas para essa função, as trilhas de aprendizagem despontam como uma opção flexível e individualizada, na qual o servidor tem autonomia para escolher, dentre as opções ofertadas, os objetos de aprendizagem mais adequados em função do seu conhecimento prévio, disponibilidade de tempo e interesse pessoal. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi criar um projeto-piloto de trilhas de aprendizagem a partir do mapeamento das competências na Escola de Administração da UFBA, e sugerir um protótipo de aplicativo para disponibilização dessas trilhas. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa, descritiva e aplicada, e foi realizada em três etapas: a) Mapeamento das competências; b) Desenvolvimento das trilhas de aprendizagem; c) Criação do protótipo do Aplicativo Trilhas de Aprendizagem UFBA. O mapeamento consistiu em análise documental, aplicação de questionário entre os servidores da Escola e entrevista semi-estruturada com pessoas-chave da instituição e, a partir disso, foram definidas dez competências organizacionais, as quais foram desdobradas em doze competências individuais, que foram utilizadas para o cálculo da lacuna de competências. A competência Relacionamento Interpessoal foi escolhida pelos servidores como a mais importante, e serviu como base para a criação de três trilhas para os servidores. Por fim, oprotótipo do aplicativo foi feito a partir da criação de wireframes no site Canva com asprincipais funcionalidades que seriam disponibilizadas no app. Assim, acredita-se queesse estudo pode contribuir para o aprimoramento das políticas de capacitação e o usode gestão por competências como modelo gerencial na Universidade. |
Abstract: | In order to increase competitiveness in an efficient and sustainable way, organizations constantly seek to update themselves through new management models and instruments that enable the improvement of organizational performance. In this context, competencies management stands out by promoting professional and personal growth through the development of skills aimed at achieving strategic objectives using different learning resources to enhance knowledge, skills and attitudes. Among the training tools used for this function, learning trails emerge as a flexible and individualized option, in which the server has autonomy to choose, among the options offered, the most appropriate learning objects due to their previous knowledge, availability of time and personal interest. Thus, the objective of this work was to create a pilot project of learning trails from the mapping of competencies in the School of Administration of UFBA, and to suggest an application prototype for the availability of these trails. The research can be classified as qualitative, descriptive and applied, and was carried out in three stages: a) Mapping of competencies; b)Development of learning trails; c) Prototype of the UFBA Learning Trails Application.The mapping consisted of documentary analysis, application of a questionnaire amongthe school's workers and semi-structured interviews with key people of the institution and,from this, ten organizational competencies were defined, which were deployed into twelveindividual competencies, which were used to calculate the competencies gap.Interpersonal Relationship was chosen by the servers as the most important, and servedas the basis for the creation of three tracks for servers with little, medium or muchexperience, which contain the Basic, Intermediate and Advanced options, with differentlearning objects that deal with bullying, citizen service, teamwork, conflict management,accessibility and respect for diversity. Finally, the prototype of the application was madefrom the creation of wireframes on the Canva website with the main functionalities thatwould be made available in the app. Thus, it is believed that this study can contribute tothe improvement of training policies and the use of management by competencies as amanagement model at the University, in addition to adding to the literature on the subject. |
Palavras-chave: | Gestão por competências Universidade Federal da Bahia Trilhas de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37063 |
Data do documento: | 6-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laila Gabriel Ecard.pdf | Dissertação MPA | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons