Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Wellington Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T17:59:32Z | - |
dc.date.available | 2023-05-26T17:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37069 | - |
dc.description.abstract | Most research on black university professors focuses on the analysis of trajectories prior to
exercising teaching in higher education, as well as the process of becoming black.
Recognizing the importance of these contributions, the present research approaches the
trajectory of black professors at the Federal University of Bahia (UFBA), from a black and
decolonial feminist theoretical perspective, aiming to understand academic training, the
choice for higher education, the exercise of the profession, professional experiences prior to
joining UFBA, academic and bibliographic production, as well as understanding the influence
of race in the choices of research topics and academic approaches. The methodology of this
research is qualitative, with interviews and participant observation during the years 2018 and
2019, therefore, prior to the Covid-19 pandemic; and also quantitative, from the analysis of
data from the curricula of the teachers available on the Lattes/CNPq Platform. The results
point to the commitment to the good training of students, in general, and particularly of black
students, almost always a minority in the analyzed courses, as well as special attention to the
training of critical awareness of the existing inequalities in our society. All this leads to the
constitution of an area/field of action for Black Feminism that we call Academic Black
Feminism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.subject | Feminismo negro acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Professoras negras | pt_BR |
dc.subject | Insubmissão | pt_BR |
dc.subject.other | Trajectory | pt_BR |
dc.subject.other | Academic black feminism | pt_BR |
dc.subject.other | Black teachers | pt_BR |
dc.subject.other | Non-submission | pt_BR |
dc.title | Feminismo negro acadêmico: resistência e práticas insurgentes nas trajetórias de professoras negras universitárias | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic black feminism: resistance and insurgent practices in the trajectories of black university teachers | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Angela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6332981346537949 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fernandes, Felipe | - |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Angela | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Felipe | - |
dc.contributor.referee3 | Cavalcanti, Vanessa | - |
dc.contributor.referee4 | Sotero, Edilza | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8287804054596501 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Brito, Dyane | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1184814869354130 | pt_BR |
dc.description.resumo | A maioria das pesquisas sobre professoras negras universitárias se concentra na análise das
trajetórias anteriores ao exercício do magistério no ensino superior, bem como no processo de
tornarem-se negras. Reconhecendo a importância destas contribuições, a presente pesquisa
aborda a trajetória de professoras negras na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir
de uma perspectiva teórica feminista negra e decolonial, tendo como objetivo entender a
formação acadêmica, a escolha pelo magistério superior, o exercício da profissão, as
experiências profissionais anteriores ao ingresso na UFBA, a produção acadêmica e
bibliográfica, assim como compreender a influência da raça nas escolhas dos temas de
pesquisa e abordagens acadêmicas. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, com a
realização de entrevistas e observação participante durante os anos de 2018 e 2019, portanto,
anterior à pandemia da Covid-19; e também quantitativa, a partir da análise dos dados dos
currículos das professoras disponíveis na Plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam
para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e,
particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além
disso é dedicada uma atenção especial para a formação da consciência crítica com relação às
desigualdades existentes em nossa sociedade. Tudo isso leva à constituição de uma
área/campo de atuação do Feminismo Negro que denominamos de Feminismo Negro
Acadêmico | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGNEIM)
|