Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Wellington Pereira-
dc.date.accessioned2023-05-26T17:59:32Z-
dc.date.available2023-05-26T17:59:32Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37069-
dc.description.abstractMost research on black university professors focuses on the analysis of trajectories prior to exercising teaching in higher education, as well as the process of becoming black. Recognizing the importance of these contributions, the present research approaches the trajectory of black professors at the Federal University of Bahia (UFBA), from a black and decolonial feminist theoretical perspective, aiming to understand academic training, the choice for higher education, the exercise of the profession, professional experiences prior to joining UFBA, academic and bibliographic production, as well as understanding the influence of race in the choices of research topics and academic approaches. The methodology of this research is qualitative, with interviews and participant observation during the years 2018 and 2019, therefore, prior to the Covid-19 pandemic; and also quantitative, from the analysis of data from the curricula of the teachers available on the Lattes/CNPq Platform. The results point to the commitment to the good training of students, in general, and particularly of black students, almost always a minority in the analyzed courses, as well as special attention to the training of critical awareness of the existing inequalities in our society. All this leads to the constitution of an area/field of action for Black Feminism that we call Academic Black Feminism.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectFeminismo negro acadêmicopt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectInsubmissãopt_BR
dc.subject.otherTrajectorypt_BR
dc.subject.otherAcademic black feminismpt_BR
dc.subject.otherBlack teacherspt_BR
dc.subject.otherNon-submissionpt_BR
dc.titleFeminismo negro acadêmico: resistência e práticas insurgentes nas trajetórias de professoras negras universitáriaspt_BR
dc.title.alternativeAcademic black feminism: resistance and insurgent practices in the trajectories of black university teacherspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Angela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332981346537949pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Felipe-
dc.contributor.referee1Figueiredo, Angela-
dc.contributor.referee2Fernandes, Felipe-
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Vanessa-
dc.contributor.referee4Sotero, Edilza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287804054596501pt_BR
dc.contributor.referee5Brito, Dyane-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1184814869354130pt_BR
dc.description.resumoA maioria das pesquisas sobre professoras negras universitárias se concentra na análise das trajetórias anteriores ao exercício do magistério no ensino superior, bem como no processo de tornarem-se negras. Reconhecendo a importância destas contribuições, a presente pesquisa aborda a trajetória de professoras negras na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de uma perspectiva teórica feminista negra e decolonial, tendo como objetivo entender a formação acadêmica, a escolha pelo magistério superior, o exercício da profissão, as experiências profissionais anteriores ao ingresso na UFBA, a produção acadêmica e bibliográfica, assim como compreender a influência da raça nas escolhas dos temas de pesquisa e abordagens acadêmicas. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, com a realização de entrevistas e observação participante durante os anos de 2018 e 2019, portanto, anterior à pandemia da Covid-19; e também quantitativa, a partir da análise dos dados dos currículos das professoras disponíveis na Plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e, particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além disso é dedicada uma atenção especial para a formação da consciência crítica com relação às desigualdades existentes em nossa sociedade. Tudo isso leva à constituição de uma área/campo de atuação do Feminismo Negro que denominamos de Feminismo Negro Acadêmicopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Wellington_Revisando 5 (1).pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons