Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Almeida, Alexander de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T13:35:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T13:35:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37078 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the influence of austerity policies proposed by the World Bank for
Brazilian professional education during the Fernando Henrique Cardoso governments (1995-
1998; 1999-2002). Because of that, the history of the bank is covered since its creation,
explaining the development agendas devised by the entity for developing countries. On this
path, the neoliberal vision adopted by the multilateral organization in its development policies
is presented, showing how the neoliberal ideology modified the role of the State in the
economy, advocated by the institution. This master's thesis intends to discuss how education
has established itself as a fundamental theme in the World Bank's agenda, in the formulation
of development policies, and how professional education has a driving role in the
development of peripheral countries. This work presents the way in which the Theory of
Human Capital supports the educational concept of the World Bank, of an individualistic and
economic nature. The research discusses the view of the professional education financing
entity on the responsibility of the private sector, which led to changes in the entity's guidelines
for the area. Documentary analysis allowed us to identify the World Bank's proposals for
professional education and how such proposals were adopted in the Brazilian government's
educational policies, with the entity's guidelines influencing the modification of the Brazilian
legal system pertaining to professional education, with the government justifying the adoption
of austerity policies due to an alleged inefficiency of the State in the management of
education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Austeridade | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Austerity | pt_BR |
dc.subject.other | World Bank | pt_BR |
dc.subject.other | Professional education | pt_BR |
dc.title | Reflexos das políticas de austeridade nas diretrizes do Banco Mundial para a educação profissional no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections of austerity policies In the World Bank guidelines for professional education in Brazil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kraychete, Elsa Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8656566812624296 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kraychete, Elsa Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8656566812624296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, André Luís Nascimento dos | - |
dc.contributor.referee3 | Mousinho, Maria Cândida Arrais de Miranda | - |
dc.contributor.referee4 | Santos, Rubenilda Sodré dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860889684608840 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a influência das políticas de austeridade propostas pelo Banco Mundial
para a educação profissional brasileira durante os governos Fernando Henrique Cardoso
(1995-1998; 1999-2002). Por conta disso, percorre-se a história do banco desde a sua
constituição, explicitando as agendas para o desenvolvimento idealizadas pela entidade para
os países em desenvolvimento. Nesse percurso, apresenta-se a visão neoliberal adotada pelo
organismo multilateral nas suas políticas para o desenvolvimento, apresentando como o
ideário neoliberal modificou o papel do Estado na economia, preconizado pela instituição.
Esta dissertação pretende discutir o modo como a educação se estabeleceu como um tema
fundamental na agenda do Banco Mundial, na formulação de políticas de desenvolvimento, e
como a educação profissional tem um papel impulsionador do desenvolvimento dos países
periféricos. Neste trabalho, apresenta-se a forma como a Teoria do Capital Humano
fundamenta a concepção educacional do Banco Mundial, de caráter individualista e
econômico. A pesquisa discute a visão da entidade de financiamento da educação profissional
sobre a responsabilidade do setor privado, que acarretou mudanças de diretrizes da entidade
para a área. A análise documental permitiu identificar as propostas do Banco Mundial para a
educação profissional e como tais propostas foram adotadas nas políticas educacionais do
governo brasileiro, com as diretrizes da entidade influenciando a modificação do ordenamento
jurídico brasileiro pertinente à educação profissional, com o governo justificando a adoção de
políticas de austeridade por conta de uma suposta ineficiência do Estado no gerenciamento da
educação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA)
|