https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37080
Tipo: | Tese |
Título: | Usos da avaliação da CAPES e seus fatores estimuladores e desestimuladores |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation uses of CAPES and their stimulating and inhibiting factors |
Autor(es): | Silva, Edjane Maria Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Paixão, . Roberto Brazileiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paixão, Roberto Brazileiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barreyro , Gladys Beatriz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Martins , Cibele Barsalini |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
metadata.dc.contributor.referee5: | Dantas, Lys Maria Vinhaes |
Resumo: | Uso da avaliação corresponde as formas em que as informações originadas de uma avaliação impactam o objeto avaliado. A trajetória do campo da avaliação levou ao entendimento de que o fim maior da avaliação é a melhoria da entidade avaliada, e para tanto, se faz necessário que os entes avaliados internalizem e apliquem as recomendações da avaliação, ou seja, que os entes avaliados usem a avaliação. A importância desse entendimento fez surgir uma área de pesquisa dedicada a investigar os usos da avaliação, na qual este estudo está inserido. Apesar de a área de investigação dos usos da avaliação possuir conceitos teóricos e premissas bem aceitos no campo, há muitos questionamentos em aberto, tais como a capacidade de abrangência de seus conceitos teóricos, uma vez que foram fundamentados basicamente em estudos de avaliações individuais; qual teoria poderia melhor servir à prática avaliativa e ao uso adequado da avaliação? A solução para geração de teorias da avaliação mais robustas é criar teorias específicas ou gerá-las a partir de teorias mais gerais das ciências sociais? As soluções dadas pela literatura a esses questionamentos, convergem para um único caminho, a necessidade de mais estudos empíricos que investiguem como ocorrem os usos da avaliação em diferentes contextos e formatos de avaliação. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os usos e os fatores estimuladores e desestimuladores dos usos do sistema de avaliação da Capes. Foram conduzidas 63 entrevistas com coordenadores, professores e Pró-Reitores associados a programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade avaliados pela Capes no período de 2013 a 2016, utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa e a estratégia classificada como estudo qualitativo básico. Os principais resultados foram: a) identificação de uma nova fonte de usos da avaliação denominada, neste estudo, de uso das diretrizes; b) negação da existência de incompatibilidade entre usos do processo e avaliações realizadas por meio sistemas de avaliação; c) contestação do entendimento de que sistemas de avaliação não são capazes de alterar o status quo dos programas avaliados; d) ratificação da ideia de que usos geram outros usos, porém, os usos gerados do processo apresentaram maior potencial para tal; e) existência de uma diversidade de fatores estimuladores e desestimuladores dos usos do sistema de avaliação da Capes, que se mostraram alinhados as categorias de fatores dada por Alkin e King (2017); e f) evidências de que os fatores relatados pelos entrevistados seguem uma hierarquia de influência, nesta ordem: fatores dos usuários, da avaliação, do contexto e dos avaliadores. Conclui-se que os sistemas de avaliação podem gerar usos do processo, assim como avaliações individuais, desde que haja um elemento que crie as condições para a ocorrência do envolvimento, o que no caso do sistema de avaliação da Capes é a sistemática de avaliação por pares. Além disso, a incorporação da nova fonte de uso - diretrizes - abre novas perspectivas de investigação e levanta questionamentos sobre a existência de subnotificação de usos na literatura, especialmente nos estudos realizados em um contexto com baixo nível de envolvimento. |
Abstract: | Evaluation use corresponds to the ways in which the information originated from an evaluation impacts the evaluated object. The trajectory of the evaluation field has led to the understanding that the ultimate goal of evaluation is to improve the entity being evaluated, and for this purpose, it is necessary for the evaluated entities to internalize and apply the evaluation recommendations, that is, for the evaluated entities to use the evaluation. The importance of this understanding has led to the emergence of a research area dedicated to investigating the uses of evaluation, in which this study is inserted. Although the evaluation use area has well accepted theoretical concepts and premises, there are many open questions, such as the capacity for the scope of its theoretical concepts, since they were basically based on studies of individual evaluations; which theory could better serve evaluative practice and the proper use of evaluation? Is the solution to generating more robust evaluation theories to create specific theories or to generate them from broader theories in the social sciences? The solutions provided by the literature to these questions converge to a single path, the need for more empirical studies that investigate how the usus of evaluation occur in ifferent evaluation contexts and formats. Therefore, the aim of this study was to investigate the uses and the stimulating and inhibiting factors of the use of the Capes evaluation system. 63 interviews were conducted with coordinators, professors, and Pro-Rectors associated with postgraduate programs in Administration and Accounting evaluated by Capes from 2013 to 2016, using a qualitative research approach and a strategy classified as a basic qualitative study. The main results were: a) identification of a new source of evaluation use called, in this study, use of guidelines; b) denial of the incompatibility between process use and evaluations carried out through evaluation systems; c) contestation of the understanding that evaluation systems are not capable of changing the status quo of the evaluated programs; d) ratification of the idea that uses generate other uses, but the uses generated from the process presented greater potential for this; e) existence of a diversity of stimulating and inhibiting factors for the uses of the Capes evaluation system, which were aligned with the categories of factors given by Alkin and King (2017); and f) evidence that the factors reported by the interviewees follow a hierarchy of influence, in this order: user factors, evaluation factors, context factors, and evaluator factors. It is concluded that evaluation systems can generate uses of the process, just like individual evaluations, as long as there is an element that creates the conditions for involvement, which in the case of the Capes evaluation system is the peer evaluation system. In addition, the incorporation of the new source of use - guidelines - opens up new avenues of research and raises questions about the existence of underreporting of uses in the literature, especially in studies carried out in a context with a low level of involvement. |
Palavras-chave: | Avaliação Usos da avaliação Fatores associados aos usos da avaliação Tipos de usos da avaliação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37080 |
Data do documento: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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