https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37121
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do programa de educação ambiental Tamarzinhos, como contribuição para conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte-Bahia, Brasil |
Autor(es): | SILVA, VALERIA ROCHA FRANCA DA |
Primeiro Orientador: | EL HANI, CHARBEL NINO |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pêgas, Fernanda de Vasconcellos |
metadata.dc.contributor.referee1: | EL HANI, CHARBEL NINO |
metadata.dc.contributor.referee2: | ALMEIDA, ROSILEIA OLIVEIRA DE |
metadata.dc.contributor.referee3: | CAMARGO, MARIA LUIZA |
Resumo: | Na base do Projeto TAMAR da Praia do Forte, ocorreu a primeira experiência do projeto visando conciliar turismo e conservação das tartarugas marinhas, através da implantação de um Centro de Visitantes, que atualmente atende cerca de 500.000 pessoas/ano. Uma das ações decorrentes da implantação do Centro foi a criação, em 1995, do “Programa de Treinamento para Formação de Guias Ecológicos Mirins”, atualmente denominado “Tamarzinhos”. Esse Programa busca criar oportunidades para que os alunos participem de vivências socioeducativas complementares à educação formal, integradas à economia local. Ele fortalece um processo inclusivo diferenciado, voltado à valorização da cultura local e conservação ambiental. O Programa de treinamento passou por adaptações no decorrer dos anos, sendo atualmente formulado como uma proposta de educação ambiental que seja capaz de acompanhar as transformações sociais da Praia do Forte e das comunidades do entorno, bem como os desafios para conservação das tartarugas marinhas na região. Adota desde 2006 a metodologia do triplo enfoque da educação ambiental como uma educação “sobre”, “no” e “para” o ambiente. Estudos anteriores realizados com ex-Tamarzinhos mostraram consistência em seus conhecimentos sobre conservação das tartarugas marinhas, bem como avanços em suas aspirações pessoais e uma melhoria de sua autoestima. Porém, ainda se fazia necessário identificar e consolidar a metodologia do triplo enfoque da educação ambiental para as mudanças nos valores, nas atitudes e nos hábitos e comportamentos dos participantes, na direção de uma maior conscientização e participação em esforços em prol da conservação ambiental e, em particular, das tartarugas marinhas na Praia do Forte, perante as transformações sociais e ambientais de suas comunidades. Este foi o objetivo do presente estudo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis ex-Tamarzinhos que estavam atuando em diferentes atividades profissionais (dois funcionários da loja do Projeto TAMAR na Praia do Forte; dois funcionários de empreendimentos costeiros hoteleiros, uma das principais ameaças para conservação ambiental e das tartarugas marinhas; e dois trabalhadores engajados em atividades diversas na Praia do Forte). Os dados das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, usando técnicas de análise categórica. Assim, foram obtidas categorias a partir da análise de unidades de registro identificadas nas entrevistas, relacionadas aos métodos educacionais utilizados no Programa Tamarzinhos, por exemplo, sobre o triplo enfoque da educação ambiental. Os resultados obtidos quanto ao foco da educação ambiental “sobre” e “no” ambiente apontaram que os ex- Tamarzinhos possuem um conhecimento básico sobre biologia e ecologia das tartarugas marinhas e dos ecossistemas locais, bem como sobre as ações de conservação realizadas pelo Projeto TAMAR na Praia do Forte. Os entrevistados também mostraram ter adquirido conhecimentos e habilidades através das atividades práticas desenvolvidas no foco de educação “para” o ambiente, dentro do triplo enfoque da educação ambiental, que contribuem para conservação e valorização da cultura como uma base para o crescimento pessoal e a aquisição de novos valores, atitudes e habilidades. Em suas diferentes atuações profissionais e sociais, eles relatam conseguir usar essas habilidades e fomentar interesses de outras pessoas pela conservação. O presente estudo sugere, assim, que a abordagem de educação ambiental desenvolvida no Programa Tamarzinhos, usando o triplo enfoque, pode ser eficaz na mudança de valores e atitudes dos participantes. De acordo com o relato dos entrevistados, os três focos são apresentados de forma integrada, mesmo sendo desenvolvidos sequencialmente no Programa, e as relações interpessoais com a equipe do Programa bem como outros membros do Projeto TAMAR proporcionam a ligação efetiva entre os diferentes focos. Segundo os entrevistados, as vivências que incorporaram respeito, cuidado e amorosidade com o próximo, com o lugar em que vivem e os seres vivos que ali habitam foram fundamentais para a compreensão e as mudanças de valores e atitudes voltados para a conservação ambiental e das tartarugas marinhas. |
Abstract: | In the base of the TAMAR Project in Praia do Forte, the first experience of the project aiming at reconciling tourism and sea turtle conservation took place, through the implantation of a Visitor Center that currently receives 500,000 people/year. One of the actions resulting from the implantation of the Center was the creation in 1995 of the “Training Program for Educating Little Ecological Guides”, currently called “Tamarzinhos”. This Program seeks to create opportunities for the students to participate in socio-educational experiences complementary to formal education, integrated to local economy. It strengthens a differentiated inclusive process aimed at valuing local culture and environmental conservation. The training program underwent adaptations along the years, and is currently framed as an environmental education proposal that is capable of accompanying the social transformations of Praia do Forte and surrounding communities, as well the challenges to sea turtle conservation in the region. Since 2006, it adopts the methodology of the triple focus in environmental education, as an education “about”, “in”, and “for” the environment. Previous studies carried out with ex-Tamarzinhos showed consistency in their knowledge on sea turtle conservation, as well as advances in their personal aspirations and increase in their self-esteem. It was still necessary, however, to identify and consolidate in the methodology of the Program which actions bring more contribution to changes in the participants’ values, attitudes, and habits/behaviors, towards a greater awareness and participation in efforts for environmental and, in particular, sea turtle conservation in Praia do Forte, in view of the social and environmental transformations in their communities. This was the goal of the present study. Semi-structured interviews were conducted with six ex-Tamarzinhos who were involved in different professional activities (two employees of the TAMAR Project shop in Praia do Forte; two employees of coastal resorts, one of the major threats to environmental and sea turtle conservation; and two employees engaged in diverse activities in Praia do Forte). The interview data were treated by means of content analysis, using categorical analysis techniques. Therefore, we obtained categories from the analysis of recording units identified in the interviews, related to educational methods used by the Tamarzinhos Program, for instance, the triple focus in environmental education. The results obtained in focus of environmental education “about” and “in” the environment indicated that ex-Tamarzinhos possess a basic knowledge about the biology and ecology of sea turtles and local ecosystems, as well as about the conservation actions carried out by the TAMAR Project in Praia do Forte. The interviewees also shown to have acquired knowledge and skills through the practical activities developed in the focus of education “for” the environment, within the triple focus of environmental education, which contributes to conservation and appreciation of culture as a ground for personal knowledge and the acquisition of new values, attitudes, and abilities. In their different professional and social activities, they report that they manage to use those abilities and promote other people’s interests in conservation. The present study suggests, thus, that the environmental education approach developed by the Program Tamarzinhos, using the triple focus, has been effective in changing values, attitudes, and abilities of the participants. According to the interviewees’ reports, the three focuses were presented in an integrated manner, despite their sequential development in the Program, and the interpersonal relations with the Program team as well as with other TAMAR members provided an effective link between the different focuses. According to the interviewees, the experiences embodying respect, care and loveliness to others, the place where they live, and the living beings dwelling in it were crucial to the understanding and changes in values and attitudes towards environmental and sea turtle conservation. |
Palavras-chave: | Projeto TAMAR Tartarugas marinhas Educação ambiental Proposta pedagógica Desenvolvimento comunitário Avaliação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Biologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental - MPEAGeA |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37121 |
Data do documento: | 3-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (MPEAGeA) |
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