https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200
Tipo: | Tese |
Título: | Composições grotescas: a cultura popular nas pinturas de Sante Scaldaferri |
Autor(es): | Silva, Bruno Evangelista da |
Primeiro Orientador: | Camara, Antonio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Camara, Antonio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardel, Lidia Maria Soares |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ornellas, Maria de Lourdes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Bispo, Bruno Vilas Boas |
metadata.dc.contributor.referee5: | Freire, Luiz Alberto |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar as composições da cultura popular na pintura do expressionista baiano Sante Scaldaferri. Para tanto, a pesquisa se envereda nas pinturas mais emblemáticas deste artista, as quais apresentam uma leitura criativa das manifestações populares, dos seus personagens e objetos mais representativos, cuja narrativa pictórica é construída diante de uma conjuntura de ruptura institucional em 1964. Sante exprime uma estética grotesca de corte popular, posicionando as pinceladas em torno de experiências desprovidas de padrões socialmente estabelecidos, rebaixando para o plano material circunstâncias atribuídas ao plano celeste, de modo que experiências mágicas, fantásticas e extraordinárias irrompem no suporte como parte da realidade da cultura popular. A pesquisa se debruça por três fases da pintura de Sante Scaldaferri, compreendendo o período de 1964 a 1988, observando em que medida as expressões da cultura popular são acompanhadas por reações simbólicas acerca da ditadura militar brasileira. Cada fase carrega consigo traços característicos sob o protagonismo dos “ex-votos”, através do qual o conjunto das obras apresenta um movimento de transformação estética de um material que na sua constituição evoca a realização de um milagre. A transmutação de um material votivo “in natura” para a humanização das suas formas possui conexões com a realidade política e social do Brasil durante o regime militar. |
Abstract: | The research aims to investigate the popular cultural compositions in the paintings of the Bahian expressionist Sante Scaldaferri. In order to do so, the research focuses on this artist’s most emblematic paintings, which present a creative reading of popular manifestations, his most representative characters and objects, whose pictorial narrative is built in the face of a situation of institutional rupture in 1964. Sante expresses a grotesque aesthetic of popular court, placing the brush strokes around experiences devoid of socially established standards, lowering circumstances attributed to the celestial plane to the material plane, in a way that magical, fantastic and extraordinary experiences burst out as part of the reality of the popular culture. The research focuses on three phases of Sante Scaldaferri’s paintings, covering the period from 1964 to 1988, noticing the extent to which expressions of popular culture are accompanied by simbolic reactions about Brazilian military dictatorship. Each phase carries in itself characteristic traits under the protagonism of the “ex-votos”, through which the set of works presents a movement of aesthetic transformation of a material that in its own constitution evokes the fulfillment of a miracle. The transmutation of an “in natura” votive material for the humanization of its forms has connection with Brazil’s social and political reality during the military regime. |
Palavras-chave: | Sante Scaldaferri Sociologia da pintura Cultura popular Grotesco Arte e Ditadura Militar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200 |
Data do documento: | 2-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGCS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Bruno Evangelista.pdf | 9,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons