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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37314
Tipo: Dissertação
Título: Teatro em perspectiva antirracista e o ensino-aprendizagem com surdos e surdas: sinalizações afrodiaspóricas, caminhos ancestrais
Título(s) alternativo(s): Theater in an anti-racist perspective and teaching-learning deaf men and women: afrodiasporic signals, ancestral paths.
Autor(es): Pereira, Rosenilde Oliveira
Primeiro Orientador: Mendonça, Celida Salume
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Celida Salume
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Stênio José Paulino
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Maria Nazaré Mota de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar experiências de criação cênica acessíveis no ensino-aprendizagem de estudantes surdos e surdas, a partir da perspectiva de educação antirracista, refletindo por meio de tais proposições sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para as questões étnico-raciais e da surdez. Utilizo como território o chão da escola de perspectiva bilíngue para pessoas surdas, espaço e contexto educacional reivindicado pela comunidade surda brasileira em seus muitos movimentos de luta em defesa da Libras e dos modos de apreender o mundo que dela derivam. Tais considerações mobilizaram em mim a seguinte problematização: como articular experiências cênicas acessíveis no ensino-aprendizagem de Teatro com estudantes surdos/as da Educação Básica de Salvador-BA, mobilizadas por uma perspectiva de educação antirracista? A metodologia utilizada consiste em abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa do tipo etnográfica, demarcada pelo aspecto relevante de que seus métodos não se dão de forma rígida, podendo ser estabelecidos ou reestabelecidos a partir de observações do/a pesquisador/a e das situações surgidas no processo. Como referencial teórico, as argumentações estão articuladas com os estudos propostos pelas/os pesquisadoras/es Conrado (2017), Dumas (2013), Lima (2015; 2020), Nascimento (2005; 2016) nos conhecimentos artísticos em afroperspectiva; com Mendonça (2009; 2017; 2019; 2020) na abordagem teatral das materialidades como pré-texto no processo de criação na sala de aula; em Boal (1996; 2009; 2012), que nos mobiliza pensar através do Teatro Imagem um fazer teatral que não seja guiado pela palavra falada; com Ferreira (2018), Lima (2015) e Gomes (2010; 2011; 2012) nas questões raciais na escola; em Strobel (2018), Campelo (2008) e Rebouças (2019), em seus estudos sobre a pedagogia visual no ensino-aprendizagem de pessoas surdas, entre outros/as estudiosos/as que analisam as implicações sociais aqui colocadas, possibilitando-nos pensar seus cruzamentos. Durante as aulas e as experiências criativas mobilizadas em sala, foi possível perceber que os/as estudantes surdos e surdas foram forjados subjetivamente por valores negativos sobre questões étnico-raciais e seu referencial identitário negando-os, por vezes, porém, à medida que foram estimulados a interagir com os materiais através de exercícios e jogos, a dinâmica prazerosa rompia a postura de afastamento.
Abstract: The present work aims to investigate accessible scenic creation experiences in the teaching-learning of deaf students, from the perspective of anti-racist education, reflecting through such propositions on the effectiveness of public policies aimed at ethnic-racial issues and from deafness. I use as a territory the floor of the school from a bilingual perspective for deaf people, space and educational context claimed by the Brazilian deaf community in its many struggle movements in defense of Libras and the ways of apprehending the world that derive from it. Such considerations mobilized in me the following problematization: how to articulate accessible scenic experiences in the teaching-learning of Theater with deaf students of Basic Education in Salvador-BA, mobilized by an anti-racist education perspective? The methodology used consists of a qualitative approach, based on ethnographic research, demarcated by the relevant aspect that its methods are not given in a rigid way, and can be established or reestablished based on the researcher's observations and the situations that arise in the process. As a theoretical reference, the arguments are articulated with the studies proposed by the researchers Conrado (2017), Dumas (2013), Lima (2015; 2020), Nascimento (2005; 2016) in artistic knowledge in Afroperspective; with Mendonça (2009; 2017; 2019; 2020) in the theatrical approach of materialities as a pre-text in the creation process in the classroom; in Boal (1996; 2009; 2012), which mobilizes us to think through Theater-Image a theatrical performance that is not guided by the spoken word; with Ferreira (2018), Lima (2015) and Gomes (2010; 2011; 2012) on racial issues at school; in Strobel (2018), Campelo (2008) and Rebouças (2019), in his studies on visual pedagogy in the teaching-learning of deaf people, among other scholars who analyze the social implications placed here, enabling us think your crosses. During the classes and the creative experiences mobilized in the classroom, it has been possible to perceive that the deaf students were subjectively forged by negative values on ethnic-racial issues and their identity referential, denying them, sometimes, however, as they they were stimulated to interact with the materials through exercises and games, the pleasurable dynamics broke the distancing posture.
Palavras-chave: Educação Antirracista.
Pessoas Surdas
Ensino-apendizagem de Teatro
Educação Básica Salvador-Ba
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
Citação: Pereira, Rosenilde Oliveira. Teatro em perspectiva antirracista e o ensino-aprendizagem com surdos e surdas: sinalizações afrodiaspóricas, caminhos ancestrais / Rosenilde Oliveira Pereira. - 2022. 120 f.: il. Orientadora: Profa. Dra. Celida Salume Mendonça. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37314
Data do documento: 16-Dez-2022
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