Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | RIBEIRO, CAROLINE STEPHANY SANTOS | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T15:07:32Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T15:07:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37397 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Inglês como Língua Franca | pt_BR |
dc.subject | Consciência em ILF | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Atividades ILF | pt_BR |
dc.subject | “Meu Inglês” | pt_BR |
dc.title | INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (ILF) NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESENVOLVENDO O “MEU INGLÊS” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Porfirio, Lucielen | - |
dc.contributor.referee1 | SIQUEIRA, DOMINGOS SÁVIO PIMENTEL | - |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, DANIEL VASCONCELOS BRASILEIRO | - |
dc.description.resumo | É surpreendente que, ainda no século XXI, seja possível ver uma série de práticas de ensino pré-estabelecidas dentro das salas de aula de línguas que focam no modelo do falante nativo, o que, geralmente, desconsidera os alunos / usuários como sujeitos autônomos capazes de utilizar a linguagem de acordo com suas próprias necessidades. Portanto, pretendo discutir formas de
ensino da língua inglesa que considerem o desenvolvimento da consciência em Inglês como
Língua Franca e da proposta socioconstrutivista “Meu Inglês” de Kohn (2018) para alunos do ensino médio da rede pública, em uma turma extra do curso online ofertado para a disciplina de Estágio Supervisionado da UFBA, combinando estudos de Sifakis (2014), Jenkins (2015), Llurda (2018), Mauranen (2018), entre outros. No campo da Linguística Aplicada, a metodologia proposta segue procedimentos de pesquisa-ação, devido ao seu conteúdo investigativo e transformacional. Através da aplicação de questionários e da realização de atividades dentro e fora da sala de aula, em momentos síncronos e assíncronos, verificarei os impactos destas atividades no ensino e aprendizagem da língua inglesa dos alunos, bem como o desenvolvimento da consciência em ILF e da perspectiva “Meu Inglês”. Argumento que
propostas destinadas a envolver ativamente alunos / usuários na reflexão crítica sobre o status global do inglês como meio de comunicação usado por diferentes pessoas ao redor do mundo, incluindo alunos, capacitam falantes não nativos e desmistificam o status de autoridade dos
falantes nativos. Professores e alunos podem perceber que fazem parte da a rena global da comunicação em inglês e se concentram em suas próprias atitudes, acreditando que podem realmente "possuir" a língua, enquanto construção interna e social.
Palavras-chave: Inglês como Língua Franca. Consciência em ILF. Pesquisa-ação. Atividades ILF. “Meu Inglês”. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | LETRAS - INGLÊS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|