Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Mulumba, Issa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T14:37:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-24T14:37:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37411 | - |
dc.description.abstract | This study departs from an ethnographic character with the objective of investigating and
understanding the relationship between cultural appropriation, blackfishing and the
Afrocentric agency based on the analysis of social media in two Facebook communities,
seeking to understand how digital spaces are linked to ramifications of appropriation,
how much technology can contribute to reinforcing and enhancing forms of racism that
are already known, as well as the quality of the Afrocentric agency within this digital
scenario. For that, we looked for the relevance of blackfishing from the data provided by
Google Trends and, later, we entered two Facebook groups, where we can develop in the
field work the collection of publications involving cultural appropriation and
blackfishing and also the conduction of interviews with members from a focus group of
eight people. The bibliography used to support this study sought in an interdisciplinary
way to contribute from the paradigm of Afrocentricity with other areas related to
technology and ethnic-racial relations in the digital field, as well as directing our gaze to
users who use social media for the construction of racialized spaces. As a result, we can
reflect that the investigated black communities understand blackfishing as an offshoot of
cultural appropriation and that it is already widely known by Afro-Brazilians, even
though the knowledge of the practice has been spread from a North American word. We
conclude that, in terms of Afrocentric agency, we can notice a process of disagency of
black people also in online spaces, from the State and the traditional media, in what we
identify as a weak agency quality, and that the more traditional media vehicles little focus
on the production of Afro-Brazilian knowledge on these themes that already exist in
depth in Brazilian society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | apropriação cultural | pt_BR |
dc.subject | blackfishing | pt_BR |
dc.subject | afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject.other | cultural appropriation | pt_BR |
dc.subject.other | blackfishing | pt_BR |
dc.subject.other | afrocentricity | pt_BR |
dc.title | Apropriação Cultural e Blackfishing: agência em perspectiva afrocentrada a partir da etnografia em comunidades do Facebook. | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural appropriation and blackfishing: agency in an afrocentric perspective based on ethnography in Facebook communities. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moniz, Elias Alfama Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7907484410705725 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jamile B. | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Acácio Sidinei Almeida | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo parte de um caráter etnográfico com o objetivo de investigar e compreender
a relação entre a apropriação cultural, blackfishing e a agência afrocêntrica a partir da
análise de mídias socias em duas comunidades do Facebook, buscando o entendimento
de como os espaços digitais estão vinculados a desdobramentos da apropriação, o quanto
a tecnologia pode contribuir para reforço e potencialização de formas já conhecidas do
racismo, bem como qual a qualidade da agência afrocêntrica dentro desse cenário digital.
Para tanto, buscamos a relevância do blackfishing a partir dos dados fornecidos pelo
Google Trends e, posteriormente adentramos em dois grupos do Facebook, onde
podemos desenvolver no trabalho de campo a coleta de publicações envolvendo a
apropriação cultural e blackfishing e também a realização de entrevistas com os membros
a partir de um grupo focal de oito pessoas. A bibliografia utilizada para apoiar este estudo
buscou de modo interdisciplinar contribuir a partir do paradigma da afrocentricidade com
outras áreas relacionadas a tecnologia e relações étnico-raciais no campo digital, bem
como podemos direcionar o nosso olhar para os usuários que utilizam as mídias sociais
para a construção de espaços racializados. Como resultado podemos refletir que as
comunidades negras investigadas entendem o blackfishing como um desdobramento da
apropriação cultural e que a mesma já é amplamente conhecida pelos afro-brasileiros,
ainda que a o conhecimento da prática tenha sido difundido a partir de uma palavra norteamericana. Concluímos que, em termos de agência afrocêntrica, podemos notar um
processo de desagenciações das pessoas negras também em espaços online, a partir do
Estado e da mídia tradicional, no que identificamos como uma qualidade de agência
fraca, e que os veículos mais tradicionais de mídia se debruçam pouco sobre a produção
de conhecimento afro-brasileira sobre esses temas que já existem com profundidade na
sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO)
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