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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luciméa Santos-
dc.date.accessioned2023-07-24T14:40:16Z-
dc.date.available2023-07-24T14:40:16Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37412-
dc.description.abstractThis thesis is both academic and the result of personal experience. The questions that I address below are part of psychosocial, cultural, historical yearnings and are present in society. I will deal with the access and permanence of black students in basic education and how this process has taken place. The questions that guide the research objectives are: under what circumstances have black students access and permanence in basic education? What are the access rates of these students in the case of higher education? By uncovering the configurations that engender the history of education for Blacks, it will be possible to understand other similar stories that do not appear in my narratives but that make up the general scenario of education in Brazil and, more specifically, that of education in the countryside. From a theoretical-methodological point of view, the study is based on the concept of trajectories (Bourdieu) as well as on ethnomethodology (Garfinkel) to understand the social environment and the actions of individuals in everyday life, trying to see how their practices, languages and norms can redefine that same social environment. From the main concepts present in the text such as rural education, race, racism, gender, intersectionality, ethnomethodology, trajectories and daily life, field and theory suggest a new dynamic, which includes, among other things, the need to situate daily life as a technology, in the midst of so many social mechanisms, for understanding the daily lives of these girls and boys.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subject.otherTrajectoriespt_BR
dc.subject.otherDaily Lifept_BR
dc.subject.otherRural Educationpt_BR
dc.subject.otherRacept_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherIntersectionalitypt_BR
dc.titleOportunidades desiguais e trajetórias excepcionais: percurso escolar de jovens negras e negros moradores da zona rural na educação básica no Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPenteado Jr, Wilson Rogério-
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Patricia Alexandra Godinho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0726-1206pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6846420617949053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Dyane Brito Reis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3501972963484768pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Patricia Alexandra Godinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6846420617949053pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Dyane Brito Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3501972963484768pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676057096135939pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425799345314038pt_BR
dc.contributor.referee5Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2687680171773100pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1361-1711pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0839024938429652pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é tanto acadêmica quanto fruto de uma experiência pessoal. As questões que abordo a seguir fazem parte de anseios psicossociais, culturais, históricos e estão presentes na sociedade. Tratarei sobre o acesso e permanência de estudantes negros e negras na educação básica e como tem se dado esse processo. As perguntas que guiam os objetivos de pesquisa são: em que circunstâncias têm acontecido acesso e a permanência de estudantes negros na educação básica? Quais são os índices de acesso destes estudantes no caso do ensino superior? Ao descortinar as configurações que engendram o histórico da educação dos Negros, será possível compreender outras histórias análogas que não aparecem em minhas narrativas, mas que compõe o cenário geral da educação no Brasil e mais especificamente, o da educação no campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo apoia-se no conceito de trajetórias (Bourdieu) bem como na etnometodologia (Garfinkel) para a compreensão do meio social e das ações dos indivíduos no cotidiano, procurando ver como suas práticas, linguagens e normas podem redefinir esse mesmo meio social. A partir dos principais conceitos presentes no texto como educação do campo, raça, racismo, gênero, interseccionalidade, etnometodologia, trajetórias e cotidiano, campo e teoria sugerem uma nova dinâmica, o que inclui, entre outras coisas, a necessidade de situar o cotidiano enquanto uma tecnologia, em meio a tantos mecanismos sociais, para compreensão do dia a dia destas meninas e meninos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/4165914656561294pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓS-AFRO)

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