Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37442
Tipo: Tese
Título: Habilidades cognitivas e não cognitivas: um estudo da educação básica no Brasil
Autor(es): Santos, Verônica Ferreira Silva dos
Primeiro Orientador: Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lombardi Filho, Stélio Coêlho
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, Silvia Regina Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lucas Emanuel da
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Olivia Maria Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
metadata.dc.contributor.referee5: Lombardi Filho, Stélio Coêlho
Resumo: A Educação Básica no Brasil é formada por três etapas de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em cada etapa verifica-se a influência de diversos fatores intervindo na performance e trajetória educacional dos indivíduos. A literatura reconhece que tanto as habilidades cognitivas e não cognitivas quanto fatores socioeconômicos interferem de diferentes formas ao longo das etapas de ensino. A formação de habilidades dos indivíduos inicia-se desde o período intrauterino ocorrendo durante toda vida. Contudo, a formação das habilidades cognitivas tem um período fundamental para ser desenvolvido, que corresponde à primeira infância, de zero a cinco anos de idade. Já as habilidades não cognitivas, por serem mais maleáveis, podem ser desenvolvidas nas fases posteriores como adolescência e vida adulta. Nesse sentido, a literatura reconhece a relevância destas habilidades não apenas sobre o resultado educacional, mas também sobre a formação das habilidades cognitivas. Particularmente, no ensino fundamental, faixa etária correspondente à pré-adolescência e adolescência, as habilidades socioemocionais podem ter impacto significativo sobre a transição entre os ciclos educacionais. Esta tese tem como objetivo investigar o impacto das habilidades cognitivas e não cognitivas na trajetória e desempenho escolar dos indivíduos. Para tanto, este trabalho está dividido em dois ensaios. O primeiro ensaio tem como objetivo analisar se o acesso à educação infantil no Brasil impacta na permanência e conclusão das demais etapas de ensino público. Como as habilidades cognitivas têm seu período de formação mais crítico na primeira infância, a educação infantil torna-se a etapa que irá proporcionar o desenvolvimento de habilidade importantes para todas as demais etapas da educação. Para este artigo serão utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2001 a 2015. A metodologia consiste na construção de um pseudo painel por meio do método Idade-Período-Coorte, as coortes foram formadas por indivíduos nascidos entre 1995 e 2001. Os resultados constatam a relevância da educação infantil para a conclusão dos demais ciclos escolares. O segundo ensaio, tem como objetivo identificar de que forma as características socioemocionais impactam no desempenho escolar no ensino fundamental. Para mensuração das habilidades socioemocionais foi aplicado o instrumento SENNA aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal do município Pojuca/BA. Utilizou-se como metodologia o método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), e Regressões Quantílicas. Os resultados corroboram com os trabalhos empíricos existentes, confirmando a importância das habilidades não cognitivas para desempenho escolar dos indivíduos.
Abstract: Basic Education in Brazil is made up of three stages of education, Early Childhood Education, Elementary Education and High School. At each stage, the influence of different factors intervening in the performance and educational trajectory of individuals is verified. The literature recognizes that both cognitive and non-cognitive skills and socioeconomic factors interfere in different ways throughout the teaching stages. The formation of individuals' skills begins in the intrauterine period and occurs throughout life. However, the formation of cognitive skills has a fundamental period to be developed, which corresponds to early childhood, from zero to five years of age. Non-cognitive skills, on the other hand, being more malleable, can be developed in later stages such as adolescence and adult life. In this sense, the literature recognizes the relevance of these skills not only on the educational result, but also on the formation of cognitive skills. Particularly in elementary school, the age group corresponding to pre-adolescence and adolescence, socio-emotional skills can have a significant impact on the transition between educational cycles. This thesis aims to investigate the impact of cognitive and non-cognitive skills on the trajectory and school performance of individuals. Therefore, this work is divided into two essays. The first essay aims to analyze whether access to early childhood education in Brazil has an impact on the permanence and completion of other stages of public education. As cognitive skills have their most critical training period in early childhood, early childhood education becomes the stage that will provide the development of important skills for all other stages of education. For this article, data from the National Household Sample Survey (PNAD) from 2001 to 2015 will be used. The methodology consists of building a pseudo panel using the Age-Period-Cohort method, the cohorts were formed by individuals born between 1995 and 2001. The results confirm the relevance of early childhood education for the completion of other school cycles. The second essay aims to identify how socio-emotional characteristics impact school performance in elementary school. To measure socio-emotional skills, the SENNA instrument was applied to students in the 9th grade of elementary school in the municipal network of the municipality of Pojuca/BA. The Ordinary Least Squares (OLS) method and Quantile Regressions were used as methodology. The results corroborate existing empirical works, confirming the importance of non-cognitive skills for individuals' school performance.
Palavras-chave: Educação Básica
Desempenho Escolar
Trajetória Escolar
Habilidades Cognitivas
Habilidades Socioemocionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::CAPITAL HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37442
Data do documento: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons