Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Vagnr de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T14:19:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T14:19:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37450 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyse the romanesque production by the Bahian writer Osório
Alves de Castro, it delimited the way he stablishes the construction of telluric elements
in Porto Calendário (1961) and its imaginary from Maria Fecha a porta prau boi não
te pegar(1978). The research has bibliographic nature, considering the
pluridimensional character of the work focused, then proceeds thematic approach of
the referred events presented in the corpus. The existential approach and
philosophical openness distinguish the Osorian narrative, as well as the insertion in
the social criticism, characteristic of the post-1930 generation. Thus, initially in the
work we think of the fabric of the author's writing and underlines issues spread in the
text, namely the complex socio-historical references and the poetic-philosophical
composition of the work (ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). The
country space / landscape narrated by Osório immerses itself in a given
plurissignificant and symbolic telurism, seen beyond the fixed and surrounding aspect,
crossed by the imaginary and due to articulations with the power of the myth. From
this, the second section focuses on the telluric, but also the ambience, that is, the
natural elements connected to it, seeks to analyze possible readings of poetic and
geopoetic materiality in Osório's work (BACHELARD, 2003; 2008); (Chevalier, 2006);
(Macedo, 2018). At the last moment, the composition of the imagination and myth is
approached as a tissue that involves spatiality and narrative. The imaginary as a set
of images that, related to each other, constitute the thought of man (DURAND, 2012).
Therefore, the primacy of the text is considered and, from that, it mobilizes theoretical
contributions as reading operators instruments on the analysis of the sections. It seeks
to revisit the Osorian work to appreciate its creative field and motivate the theoretical
discussion about it, introducing readers who do not know it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Castro, Osório Alves de - Análise e crítica | pt_BR |
dc.subject | Narrativa Regionalista | pt_BR |
dc.subject | Telúrico na literatura | pt_BR |
dc.subject | Imaginário na literatura | pt_BR |
dc.subject | Escritores baianos | pt_BR |
dc.subject.other | Osório Alves de Castro | pt_BR |
dc.subject.other | Regionalist Narrative | pt_BR |
dc.subject.other | Telluric | pt_BR |
dc.subject.other | Imaginary | pt_BR |
dc.title | A construção do telúrico e do imaginário em Osório Alves de Castro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rossoni, Igor | - |
dc.contributor.referee1 | Rossoni, Igor | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carla Dameane Pereira de | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Cândido da Costa e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0707829931200534 | pt_BR |
dc.description.resumo | Visa-se analisar a produção romanesca do escritor baiano Osório Alves de Castro,
delimitada no modo como se estabelece a construção dos elementos do telúrico em
Porto Calendário (1961) e do imaginário a partir da narrativa de Maria Fecha a Porta
prau boi não te pegar (1978). A pesquisa, de cunho bibliográfico, tendo em vista o
caráter pluridimensional da obra em tela, procede-se, então, abordagem temática dos
referidos eventos apresentados no corpus. O enfoque existencial e a abertura
filosófica distinguem a narrativa osoriana, não obstante, a inserção na crítica social
característica da geração pós 1930. Deste modo, inicialmente no trabalho pensa-se o
tecido da escrita do autor e sublinha questões espraiadas no texto, a saber, as
complexas referências socio-históricas e a composição poético-filosófico da obra
(ARAÚJO, 2008; 2009); (VALVERDE, 2007; 2008). O espaço/paisagem sertanejo
narrado por Osório imerge em dado telurismo plurissignificativo e simbólico, visto além
do aspecto fixo e circundante, atravessado pelo imaginário e devidas articulações com
o poder do mito. A partir disso, na segunda seção envereda-se no telúrico, mas
também a ambiência, ou seja, os elementos naturais a ele conectados, procura-se
analisar leituras possíveis de materialidade e geopoética na obra de Osório
(BACHELARD, 2003; 2008); (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2006); (MACEDO, 2018).
No último momento, aborda-se a composição do imaginário e do mito como tecido que
envolve a espacialidade e narrativa. O imaginário como um conjunto de imagens que,
relacionadas entre si, constituem o pensamento do homem (DURAND, 2012).
Portanto, considera-se a primazia do texto e, a partir disso, mobiliza-se aportes
teóricos como instrumentos operadores de leitura na análise das seções. Procura-se
revisitar a obra osoriana para regar-lhe a seara de criação e motivar a discussão
teórica sobre a mesma, apresentando aos leitores que a desconhecem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
|