Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T08:57:05Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T08:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 2358-4319 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37471 | - |
dc.description.abstract | In the second half of 2022, practically the entire progressive field and
a significant part of Brazilian society wanted the end of the Bolsonaro
government. This is understandable: this is a government that
plundered Brazilian citizenship. However, we cannot forget that the
end of the Bolsonaro government will probably not be the end of
Bolsonarism, this new version of Brazilian fascism. For Bolsonarism is
rooted in various sectors of the state and Brazilian society, in addition
to the federal government. This article analyzes this context, and
based on it, intends to show that the paradigm of social intervention
called Popular Education is one of the adequate and powerful
approaches to strengthen the collective work of deconstructing
fascism and rebuilding our fragile democracy. The methodological
option used in the production of the article was a reflective-existential
proposal, that is, a rigorous reflection on the author's experience with
social intervention.
Keywords: fascism; bolsonarism; popular education; democracy | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação e Emancipação | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Fascismo | pt_BR |
dc.subject | Bolsonarismo | pt_BR |
dc.subject.other | Fascism | pt_BR |
dc.subject.other | Bolsonarism | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 14 | pt_BR |
dc.citation.epage | 32 | pt_BR |
dc.description.resumo | No segundo semestre de 2022 praticamente todo o campo
progressista e parte expressiva da sociedade brasileira desejavam o
fim do governo Bolsonaro. Isto é compreensível: trata-se de um
governo que espoliou a cidadania brasileira. Contudo, não podemos
esquecer que o fim do governo Bolsonaro provavelmente não será o
fim do bolsonarismo, esta nova versão do fascismo brasileiro. Pois o
bolsonarismo está enraizado em vários setores do estado e da
sociedade brasileira, além do governo federal. Este artigo analisa este
contexto, e partindo dele, pretende mostrar que o paradigma de
intervenção social denominada Educação popular é uma das
adequadas e potentes abordagens para fortalecer o trabalho coletivo
de desconstrução do fascismo e de reconstrução da nossa frágil
democracia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo
foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa
sobre a experiência do autor com a intervenção social.
Palavras-chave: fascismo; bolsonarismo; educação popular;
democracia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|