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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37472
Tipo: Tese
Título: A cadeia de valor do setor automobilístico no Brasil no período da política de conteúdo local e no contexto das cadeias globais de valor (2000-2018)
Título(s) alternativo(s): The value chain of the automobile sector in Brazil in the period of local content policy and in the context of global value chains (2000-2018)
Autor(es): Santos, Clelio
Primeiro Orientador: Lima, Uallace Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Uallace Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Anderle, Rodrigo Volmir Rezende
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Leonardo Bispo de
metadata.dc.contributor.referee4: Leite, Fabrício Pitombo
metadata.dc.contributor.referee5: Gomes, Fábio Guedes
Resumo: Um intenso processo de globalização, configurado por mudanças profundas no comércio, produção e investimentos, marcou a economia mundial desde os anos 1980, cujas oportunidades de offshore e outsourcing notabilizaram-se pelas possibilidades de inserção, participação e atualização industrial dos países em desenvolvimento nas Cadeias Globais de Valor (CGVs). Isso implicou novas formas de abordagens da política industrial e intervenção estatal. Nesse contexto, o objetivo desta tese foi avaliar a estrutura e funcionamento da indústria automobilística brasileira, e a partir de então discutir a viabilidade das políticas de conteúdo local (PCLs) para o fortalecimento do setor de autopeças nacional no movimento das CGVs. Entende-se que essa viabilidade das PCLs passa pela sua efetividade sobre a propriedade de capital nacional, apoiada em esforço de constituição de competências, sem a qual a construção de uma cadeia de fornecimento local fica comprometida na sua atualização e ganhos de participação na CGV, correndo risco inclusive de ficar “presa” aos segmentos de baixo valor adicionado. Assim, sustentou-se como hipótese o fato de que as medidas de políticas industriais como PCLs devem ser viáveis para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia automobilística brasileira de fornecimento; entretanto, a falta de ênfase e estratégia da política em relação à propriedade do capital nacional (combinada ao esforço de formação de capacidades) fragilizou a probabilidade de construção de uma cadeia de fornecimento local mais integrada, com mais participação e atualizada nas cadeias de valor (regional e global). Com esse intuito, empregou-se medidas de valor adicionado (VA) da OCDE (TiVA), que foram concebidas a partir da estrutura metodológica de insumo-produto desenvolvida por Koopman, Wang e Wei (2014), para avaliar o desempenho do Brasil e outros players, com ênfase para China e Índia, entre 2000-2018. A análise das medidas de conteúdo local (CL) à luz dos indicadores de VA e a partir do padrão de catching up dos estágios tecnológicos, tendo como base as indústrias automotivas indiana e chinesa, permitiu identificar que a PCL no Brasil não contribuiu à constituição de empresas líderes e falhou em promover ganhos de VA e atualização funcional (upgrading funcional) na cadeia automotiva local, confirmando a hipótese de pesquisa.
Abstract: An intense process of globalization, shaped by profound changes in trade, production and investments, has marked the world economy since the 1980s, whose offshore and outsourcing opportunities were notable for the possibilities of insertion, participation and industrial updating of developing countries in the Chains. Global Values (GVCs). This implied new approaches to industrial policy and state intervention. In this context, the objective of this thesis was to evaluate the structure and functioning of the Brazilian automobile industry, and from then on to discuss the viability of measures of a local content (LC) nature to strengthen the national auto parts sector in the movement of GVCs. It is understood that this viability of the content policy involves its effectiveness on the ownership of national capital, supported by an effort to build competences, without which the construction of a local supply chain is compromised in its updating and gains in participation in the CGV, even running the risk of being “locked in” to low value-added segments. Thus, it was supported as a hypothesis the fact that industrial policy measures such as those of CL must be viable for the development and strengthening of the Brazilian automotive supply chain; however, the lack of policy emphasis and strategy regarding ownership of national capital (combined with the effort to build capacity) weakened the likelihood of building a more integrated, more participatory, and up-to-date local supply chain in value chains (regional and global). For this purpose, OECD added value (AV) measures (TiVA) were used, which were conceived based on the input-output methodological framework developed by Koopman, Wang and Wei (2014), to assess the performance of Brazil and other players, with an emphasis on China and India, between 2000-2018. The analysis of local content (LC) measures in the light of VA indicators and from the catching up pattern of technological stages, based on the Indian and Chinese automotive industries, allowed us to identify that PCL in Brazil did not contribute to the constitution of leading companies and failed to promote VA gains and functional upgrade (functional upgrade) in the local automotive chain, confirming the research hypothesis.
Palavras-chave: Cadeia de valor
Indústria automobilística - Brasil
Propriedade nacional
Valor adicionado
Conteúdo local
Comércio internacional
CNPq: Desenvolvimento econômico
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) 
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37472
Data do documento: 4-Mar-2023
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