Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Carvalho, Hercília Kayla Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T13:22:16Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T13:22:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37537 | - |
dc.description.abstract | STRACT
The social practices of reading and writing constitute the individual and his critical
involvement in society, making it possible to signify the world that surrounds him. Thus,
it is important to think of mechanisms that can encourage such literacy practices with
the deaf person and that promote the learning of written Portuguese. However, factors
such as delay in language acquisition and teaching methodology interfere in this
process. This research was carried out with the objective of knowing the experiences
of the deaf person with literacy practices in Portuguese, relating them to language. The
study has a qualitative approach, using an online interview as an instrument for
generating data. 10 participants were reached and data analysis was carried out in an
interpretative way. The results presented in the study demonstrate the relationship
established between late contact with the first language (L1) and the formal literacy
process. In addition, it is observed that other factors, such as the family environment
with little interaction and limited social practices, also affected the process. It is
important to respect the linguistic uniqueness of the deaf person and the adequacy of
teaching methodologies, which also implies qualified teachers who understand
Portuguese as a second language for deaf students. The relevance of a linguistically
rich family environment to promote the development of deaf children and literate social
practices is highlighted. In addition, it is necessary to recognize in the educational
environment the role | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Language | pt_BR |
dc.subject.other | Sign Language | pt_BR |
dc.title | Estar na língua e estar no mundo- A pessoa surda e o letramento em Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Begrow, Desirée De Vit | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4813-3107 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7106067234824927 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brito, Liliane Correia Toscano | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Sirlara Donato Assunção Wandenkolk | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0714-5563 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0750088925218692 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Begrow, Desirée De Vit | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4813-3107 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7106067234824927 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2531420083129556 | pt_BR |
dc.description.resumo | As práticas sociais de leitura e escrita constituem o indivíduo e o seu envolvimento crítico na sociedade possibilitando significar o mundo que o rodeia. Dessa forma, é importante pensar em mecanismos que possam fomentar tais práticas de letramento com a pessoa surda e que promovam o aprendizado do português escrito. No entanto, fatores como atraso na aquisição de linguagem e metodologia de ensino interferem nesse processo. Realizou-se esta pesquisa com pessoas surdas graduandas ou graduadas residentes no Brasil, com objetivo de conhecer as vivências da pessoa surda com as práticas de letramento em Língua Portuguesa relacionando-as à linguagem. O estudo é de abordagem qualitativa tendo usado como instrumento para geração de dados a entrevista em formulário online. Alcançou-se 10 participantes e a análise dos dados foi feita de forma interpretativa. Os resultados apresentados no estudo demonstram a relação que se estabelece entre o contato tardio com a primeira língua (L1) e o processo formal de alfabetização. Além disso, observa-se que outros fatores, como ambiente familiar com pouca interação e práticas sociais limitadas também afetaram o processo. Mostra-se importante o respeito a singularidade linguística da pessoa surda e adequação de metodologias de ensino o que implica também, professores capacitados que entendam o português como segunda língua para alunos surdos. Destaca-se a relevância de um ambiente familiar linguisticamente rico para promover o desenvolvimento da criança surda e as práticas sociais letradas. Além disso, é necessário que se reconheça no ambiente educacional o papel da língua de sinais para os alunos surdos de forma a contribuir para as aprendizagens do português escrito. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (IMRS)
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