https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37573
Tipo: | Tese |
Título: | O método de Hume |
Autor(es): | Bloise, Bruna Frascolla |
Primeiro Orientador: | Silva, João Carlos Salles Pires da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, João Carlos Salles Pires da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães, Lívia Mara |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Marco Aurélio Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Balieiro, Marcos Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee5: | Campos, Mariana de Almeida |
Resumo: | Esta é uma interpretação da filosofia de David Hume que visa a estabelecer que a originalidade desse autor reside não na crítica à causalidade, mas sim na parte construtiva de sua filosofia: a inserção do princípio do Hábito como fundamento do juízo das questões de fato. Pretende-se então mostrar que a filosofia de Hume divide toda a investigação humana a dois âmbitos – o empírico e o lógico –, colocando um princípio diferente a reger cada um desses âmbitos: respectivamente, o Hábito e a Razão. Consequência disto, bem como da crítica à causalidade, é a uniformização da natureza e da natureza humana no que concerne à ciência: em ambas, igualmente trata-se de procurar conjunções constantes para que se possam afirmar relações causais e determinar questões de fato. Assim, a filosofia de Hume só é cética na medida em que abre mão daquela certeza absoluta buscada em tempos cartesianos; na verdade, ambiciona a construção de conhecimento, o que se faz seguindo seu método para julgar questões de fato. |
Abstract: | This is an interpretation of Hume’s philosophy which aims to prove that its originality lies not in the critique of causality, bu rather in its pars construens: the insertion of the principle of Habit as a the foundation of judgments concerning matters of fact. I pretend, therefore, to show that Hume’s philosophy divides all human inquiry into two domains – the empirical and the logical –, putting a different principle to rule each domain: respectively, Habit and Reason. A consequence of that, as well as of the critique of causality, is the uniformity between nature and human nature with regards to science: in both of them, one must equally look for constant conjunctions so that one can assert causal relations and than determine matters of fact. After all, Hume’s philosophy is skeptical just as it gives up from that absolute certainty sought in Cartesian times; actually, it aims the construction of knowledge – what must be accomplished by following his method for judging matters of fact. |
Palavras-chave: | Metafísica História da filosofia moderna Iluminismo |
CNPq: | CIÊNCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37573 |
Data do documento: | 17-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGF) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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