Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Corrêa Junior, Elias Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T10:10:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T10:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37660 | - |
dc.description.abstract | The aim of the present work is to investigate the concept of education by Hannah
Arendt (1906-1975) and its possible relation to the concept of political freedom,
aiming to understand how education can contribute for the creation of a space where
freedom can express itself. In the author's writings there is no direct connection
between education and politics. In a certain moment, Arendt affirms that those
activities are distinct. However, analyzing some fundamental categories within the
political scope and education, we realize that there is a bond that connects education
and political freedom: natality and the responsibility for the world, that, in education,
takes the form of authority. The first one is characterized by the capacity that, we,
human beings, have to start something new since birth. The second one is
comprehended by the author, in the scope of education, as the responsibility we have
for the common world, for our ancestors’ legacy and for the youngest that are being
introduced into the world. Therefore, this dissertation analyzes the concept of
education by Hannah Arendt, the concept of political freedom defended by the author
and the denial of freedom by the philosophical tradition. Lastly, it aims to discuss a
possible relation between education and political freedom, tackling the pre-political
character of education, and to inquire about its possible relevance, even if it’s not
certain, to the preservation and renovation of the public space, a space for
achievements and political manifestations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Arendt, Hannah, 1906 -1975 - Contribuições em Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.subject.other | Common Word | pt_BR |
dc.subject.other | Freedom | pt_BR |
dc.subject.other | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.title | Educação politica em Hannah Arendt: um estudo dos fenômenos e suas possíveis correlações. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.referee2 | Correia, Adriano Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Alessandra Carbonero | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3544854775946373 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar a concepção de educação em
Hannah Arendt (1906–1975) e sua possível correlação com o conceito de liberdade
política, objetivando compreender de que modo a educação pode contribuir para que
a liberdade tenha um espaço onde possa se manifestar. Nos textos da autora não há
uma relação direta entre educação e liberdade política. Em certo momento, Arendt
chega a afirmar que essas atividades são distintas. Entretanto, ao analisar algumas
categorias, que são fundamentais para o âmbito político e para educação,
percebe-se que existe um elo que liga educação e política, são elas: a natalidade e a
responsabilidade pelo mundo, que na educação assume a forma de autoridade. A
primeira se caracteriza pela capacidade que nós, seres humanos, mediante o
nascimento, temos de iniciar algo novo. Já a segunda é compreendida pela autora,
no âmbito da educação, como a responsabilidade que temos pelo mundo comum, o
legado dos nossos antepassados, e pelos mais novos que são introduzidos no
mundo. Desse modo, a presente dissertação analisa o conceito de educação em
Hannah Arendt, bem como o conceito de liberdade política defendido pela autora e a
negação da liberdade pela tradição filosófica. Por fim, pretende-se discutir uma
possível relação entre educação e liberdade política, abordando o caráter
pré-político da educação, e indagar sobre sua possível relevância, mesmo que
incerta, para a preservação e renovação do espaço público, espaço de realização e
manifestação da política | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|