Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
Tipo: Tese
Título: A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
Título(s) alternativo(s): The actress & the elf: vocal singularity – from pedagogy to scenic composition
Autor(es): Lima, Elaine Cardim de
Primeiro Orientador: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Hebe Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Vargens, Meran Muniz da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Storolli, Wânia Mara Agostini
metadata.dc.contributor.referee5: Jacobs, Daiane Dordete Steckert
Resumo: Trata-se de pesquisa prático-teórica em forma de tese que tem como objeto a composição cênica a partir de um trabalho centrado na(o) intérprete e propõe como eixo principal a investigação sobre a singularidade vocal e a voz integrada aos elementos expressivos da atriz e do ator. A partir da proposição de exercícios traz reflexões crítico-criativas, visando a contribuir com profissionais e amadoras(es) interessadas(os) numa experimentação em práticas que tenham como foco a expressão e a singularidade da voz. A pesquisadora inspira-se metodologicamente na abordagem Artístico-Compreensiva, proposta por Sonia Rangel, e integra em seu diálogo central o pensamento de artistas e teóricos, tais como: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, entre outros, convocados no e pelo processo; sendo a natureza das etapas refletida em Princípios e Procedimentos configurados, pertencente à especificidade do próprio fazer teatral, portanto do próprio tempo de seu acontecimento. Destacam-se os princípios da Escuta em Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal e Autonomia da Composição. Como resultado da pesquisa, em resposta à pergunta-passaporte “como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos da(o) intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator.
Abstract: This is a practical-theoretical research in the form of a thesis whose object is the scenic composition based on a work centered on the interpreter, and proposes as its main axis the investigation of the vocal singularity and the voice integrated to the expressive elements of the actress and actor. Through exercises, it brings critical-creative reflections, aiming to contribute with professionals and amateurs interested in experimenting with practices that focus on the expression and uniqueness of the voice. The researcher is methodologically inspired by the Artistic-Comprehensive approach proposed by Sonia Rangel and integrates in her central dialogue the thought of artists and theorists such as: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, among others, summoned in and by the process; being the nature of the steps reflected in configured Principles and Procedures, belonging to the specificity of theatrical making itself, therefore of the very time of its happening. The Principles of Deep Listening, Presentification, Vocal Estrangement and Composition Autonomy stand out. As a result of the research in response to the passport-question “how the expansion of the voice awareness integrated with the body-emotional-image aspects of the performer can collaborate and flow out (make it come out of the mouth) processes of creation, staging and scenic dramaturgy?”, the thesis points out artistic-pedagogical paths for the vocal investigation of the actress and the actor.
Palavras-chave: Singularidade vocal
Presentificação
Escuta em Profundidade
Interpretação teatral
Composição cênica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: LIMA, Elaine Cardim de. A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica. Orientadora: Sonia Lucia Rangel. 2021. 191f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons