https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37712
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso da sala de aula invertida no contexto educacional do Instituto federal do Espírito Santo – Campus Piúma |
Autor(es): | Barbosa, Silda Morelli Cristiano |
Primeiro Orientador: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Elane Maria Farias de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Fábio Pessoa |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, no contexto educacional do curso de ensino médio integrado, 4º anos dos cursos Técnico em Pesca, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Piúma. Essa abordagem pedagógica permite que o estudante tenha contato com o conteúdo antes da aula presencial, para que, durante a aula, possam se realizar atividades práticas como resolução de problemas, discussão em grupo, dentre outros. Como metodologia, pautou-se em uma revisão bibliográfica e uma investigação no campo experimental, onde professores e estudantes puderam vivenciar a metodologia em sua prática educativa. Após a aplicação da metodologia, estudantes e professores avaliaram suas impressões a partir de um questionário do Google Forms elaborado para cada grupo, onde avaliou-se o ensino e a aprendizagem. Este trabalho aponta as potencialidades, alguns dos desafios enfrentados e a opinião dos estudantes e professores em relação à metodologia. Mostra também que o modelo da Sala de Aula Invertida pode favorecer a prática educativa e é um auxílio para o professor para sua organização metodológica, assim como para o planejamento de estudo dos estudantes e sua interação e participação mais ativa do processo. Contudo, ainda há desafios para a sua aplicabilidade, pois os professores destacam como a principal dificuldade da utilização da metodologia o entendimento por parte dos estudantes a respeito do funcionamento desta nova modalidade de ensino e seu engajamento nas tarefas realizadas em casa. De forma geral, a sala de aula invertida apresenta novo horizonte aos estudantes, que ao invés de terem seu tempo em sala utilizados para exposição de conteúdos, podem otimizar o tempo com discussões e tirar suas dúvidas individuais para um melhor aprendizado e construção do conhecimento. |
Abstract: | This work is a proposal for a pedagogical intervention based on the Flipped Classroom methodology that it was applied in the educational context of the integrated high school course, 4th year of the Technical courses in Fisheries, at the Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Piúma campus. This pedagogical approach allows the student to have contact with the content before the face-to-face class, in which, during the class, practical activities such as problem solving, group discussion, among others, can be carried out. As a methodology, it was based on a bibliographic review and an investigation in the experimental field, where teachers and students could experience the methodology in their educational practice. After applying the methodology, students and teachers evaluated their impressions from a Google Forms questionnaire prepared for each group, where teaching and learning were evaluated. This work points out the potentialities, some of the challenges faced and the opinion of students and teachers in relation to the methodology. It also shows that the Flipped Classroom can contribute to the educational practice and is an aid for the teacher for his methodological organization, as well as for the students' study planning and their interaction and more active participation in the process. However, there are still challenges for its applicability, as teachers highlight as the main difficulty in using the methodology the students' understanding of the functioning of this new teaching modality and their engagement in tasks performed at home. In general, the flipped classroom presents a new horizon to students, who, instead of having their time in the classroom used to expose content, can optimize their time with discussions and clarify their individual doubts for better learning and knowledge construction. |
Palavras-chave: | Sala de Aula Invertida intervenção ensino e aprendizado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37712 |
Data do documento: | 10-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Silda Morelli Cristiano Barbosa.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons