https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37723
Tipo: | Dissertação |
Título: | Participação de crianças e adolescentes na produção de conteúdo do Jornal Joca |
Título(s) alternativo(s): | Participatiom of children and teenager in Joca Newspaper content production |
Autor(es): | Oliveira, Alessandra Silva de |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Suzana Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Doretto, Juliana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Lívia de Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Suzana Oliveira |
Resumo: | Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma análise exploratória da participação de crianças e adolescentes em contextos jornalísticos profissionais por meio do estudo de caso do Joca — marca ligada à editora Magia de Ler que produz produtos multiplataforma para essa faixa etária — de modo a compreender as dinâmicas de interação no jornalismo contemporâneo. Entendemos como participação de leitores qualquer ação dos últimos que ajude na produção de conteúdo de uma mídia institucionalizada. Para mapear o funcionamento desse processo, realizamos a análise documental de cinco produtos periódicos do Joca publicados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021; fizemos entrevistas com a fundadora e a equipe de jornalismo do veículo; realizamos entrevistas e aplicamos questionários com os demais atores envolvidos no processo de participação, a saber: crianças e adolescentes, seus pais/responsáveis e educadores que usam o material na sala de aula. Nossos achados lançam luz sobre a participação do leitor sob uma perspectiva multiplataforma, mostrando que a participação de leitores é estrutural no Joca, sendo incentivada institucionalmente e praticada em todas as etapas de produção de conteúdo, incorporando formas antigas e novas de participação. Através da descrição detalhada de como esse processo ocorre no Joca, apontamos continuidades em relação a outras iniciativas do gênero, particularidades da participação infantojuvenil e abrimos caminhos de investigação para estudos futuros. |
Abstract: | This dissertation aims to make an exploratory analysis about the participation of children and teenagers in professional journalistic contexts through the case study of Joca — a brand linked to the Magia de Ler publishing house that produces multiplatform products for this age group. We understand reader participation as any action by the audience that helps in the production of content for an institutionalized media. To map the functioning of this process, we carried out a documentary analysis of five periodical Joca products published between February 2020 and January 2021; we conducted interviews with the vehicle's founder and journalism team; we conducted interviews and applied questionnaires with the other actors involved in the participation process, namely: children and adolescents, their parents/guardians and educators who use the material in the classroom. Our findings shed light on reader participation from a cross-platform perspective, showing that reader participation is structural in Joca, being institutionally encouraged and practiced at all stages of content production, incorporating old and new forms of participation. Through the detailed description of how this process occurs at Joca, we point out continuities in relation to other initiatives of the genre, particularities of children's participation and open avenues of investigation for future studies. |
Palavras-chave: | Jornalismo Jornalismo participativo Jornalismo - Linguagem Jornalismo e cidadania Jovens na comunicação de massa Jornalismo eletrônico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37723 |
Data do documento: | 25-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Alessandra Oliveira _ 2022 _ versão final.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons