https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37732
Tipo: | Tese |
Título: | Tornando-se sujeitos da aprendizagem filosófica: experimentações, modelagens e análise cognitiva de um ateliê filosófico na formação de professores/as |
Título(s) alternativo(s): | Becoming subjects of philosophical learning: experimentations, modeling and cognitive analysis of a philosophical workshop in teacher training |
Autor(es): | Marques, Alexsandro da Silva |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Chagas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Galeffi, Dante Augusto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Maria Inês Corrêa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Andreia Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.referee5: | Carneiro, Ivana Libertadoira Borges |
Resumo: | Esta tese tem como principal problematização a aprendizagem de filosofia na formação de professores/as. Considerando a lacuna de estudos com foco na aprendizagem, e não apenas o ensino de filosofia na formação de professores/as, a pesquisa problematiza questões relacionadas ao papel do sujeito em sua aprendizagem filosófica no ensino universitário e a difusão desse conhecimento para a comunidade ampliada. O objetivo consiste em construir um dispositivo formacional para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica e evidenciar sua implicação no processo de formação de professores/as. A abordagem é qualitativa de inspiração fenomenológica utilizando-se oficinas experimentais, participação observante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas como dispositivos metodológicos. No tocante à pergunta de pesquisa, indagamos: o que é isto: a aprendizagem filosófica na formação de professores/as? Desta pergunta base, desdobra-se duas questões importantes. A primeira é: como o Ateliê Filosófico mobiliza o protagonismo dos/as licenciandos/as em relação à aprendizagem filosófica e qual a sua relação com a formação? A segunda, considerando a experiência dos/as licenciandos/as, questiona quais conhecimentos, saberes práticos e teóricos são formativos no Ateliê Filosófico? A amostra empírica foi composta por seis estudantes de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade pública do Estado da Bahia. As análises foram baseadas numa matriz analítica composta por três aspectos: ontológico, epistêmico e ético-estético. A base epistêmica é a Teoriação Polilógica e se dá no âmbito da Análise Cognitiva (AnCo). A AnCo em seu trato com o conhecimento compreende o desenvolvimento de uma consciência de pensar ecologizado, capaz de reconectar as dimensões da vida, as dimensões humanas e os diversos saberes no processo de compreensão, geração e difusão do conhecimento. A Teoriação Polilógica enfatiza diferentes modulações da experiência humana em quatro modos de criação: arte, ciência, filosofia e mística. Os resultados evidenciam a criação do conceito de artesanias polilógicas como macroconceito que colabora para a compreensão do fenômeno da aprendizagem da diferença ontológica radical, a partir da dinâmica estrutural única e diversa de cada aprendiz, em seus processos de auto-organização, de autorregulação e em novas emergências. Em síntese, o dispositivo Ateliê Filosófico atua no processo de materialização de um design cognitivo na formação de professores/as, em dinâmicas ecoformativas na gestão da própria vida, atento a complexidade cognitiva da sociedade contemporânea do conhecimento e da informação visando a aprendizagem de filosofia. |
Abstract: | This thesis revolves around the main problem of philosophy learning in teacher education. Given the gap in studies focusing on learning, rather than solely teaching, philosophy in teacher education, the research addresses issues related to the role of the individual in their philosophical learning within university teaching and the dissemination of this knowledge to the broader community. The objective is to construct a formational framework for the development of philosophical learning and to highlight its implications in the teacher education process. The approach is qualitative with a phenomenological inspiration, utilizing experimental workshops, participant observation, field diaries, and semi-structured interviews as methodological tools. Regarding the research question, we inquire: What is this: philosophical learning in teacher education? From this foundational question, two important inquiries unfold. The first is: how does the Philosophical Workshop (Ateliê Filosófico) mobilize the agency of teacher education students in relation to philosophical learning and what is its connection to their education? The second, considering the experiences of these students, questions which knowledge, practical skills, and theoretical insights are formative within the Philosophical Workshop? The empirical sample consisted of six students from different teacher education programs at a public university in the state of Bahia. The analyses were based on an analytical framework comprising three aspects: ontological, epistemic, and ethical-aesthetic. The epistemic foundation is Polilogical Theory, encompassing the realm of Cognitive Analysis (AnCo). In its engagement with knowledge, Cognitive Analysis involves the development of an ecologized thinking awareness, capable of reconnecting the dimensions of life, human aspects, and various forms of knowledge in the processes of understanding, generation, and dissemination of knowledge. Polilogical Theory emphasizes different modulations of human experience across four modes of creation: art, science, philosophy, and mysticism. The results underscore the creation of the concept of "polilogical craftsmanship" as a macroconcept that contributes to the understanding of the phenomenon of learning radical ontological difference, stemming from the unique and diverse structural dynamics of each learner in their processes of self-organization, self-regulation, and new emergences. In summary, the Philosophical Workshop functions within the process of materializing a cognitive design in teacher education, fostering ecoformative dynamics in the management of one's own life, attentive to the cognitive complexity of contemporary knowledge and information society, with a focus on the learning of philosophy. |
Palavras-chave: | Análise cognitiva Aprendizagem Formação de Professores Ateliê Filosófico Filosofia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
Citação: | ABNT |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
Identificador DOI: | https://orcid.org/0000-0003-1230-2578 |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37732 |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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