Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Damares Lucena-
dc.date.accessioned2023-08-29T17:49:30Z-
dc.date.available2023-08-29T17:49:30Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEstratégias didático-pedagógicas de professores do ensino fundamental na inclusão de estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.referee1Hora, Genigleide Santos da-
dc.contributor.referee2Queiroz, Fernanda M. M. G. de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino fundamental para contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e do tipo bibliográfica. Utilizou-se a plataforma digital Google Acadêmico para a busca de artigos e dissertações com os descritores práticas pedagógicas inclusivas, deficiência intelectual e ensino fundamental. Para delimitar a busca, utilizaram-se como critérios de inclusão o período de publicação, compreendido entre os anos de 2018 a 2023 e também o de publicações apenas na língua portuguesa. Ao final, foram selecionados quatorze trabalhos. Como resultados observou-se que apesar de desafios como a falta de formação continuada e falta de recursos necessários, os professores desenvolvem atividades lúdicas, colaborativas, em grupo e adaptações curriculares, obtendo êxito nos seus resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damares Lucena Brandão. TCC- Pedagogia.pdf489,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons