Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Brandão, Damares Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T17:49:30Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T17:49:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Estratégias didático-pedagógicas de professores do ensino fundamental na inclusão de estudantes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Uzêda, Sheila de Quadros | - |
dc.contributor.referee1 | Hora, Genigleide Santos da | - |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Fernanda M. M. G. de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino fundamental para contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e do tipo bibliográfica. Utilizou-se a plataforma digital Google Acadêmico para a busca de artigos e dissertações com os descritores práticas pedagógicas inclusivas, deficiência intelectual e ensino fundamental. Para delimitar a busca, utilizaram-se como critérios de inclusão o período de publicação, compreendido entre os anos de 2018 a 2023 e também o de publicações apenas na língua portuguesa. Ao final, foram selecionados quatorze trabalhos. Como resultados observou-se que apesar de desafios como a falta de formação continuada e falta de recursos necessários, os professores desenvolvem atividades lúdicas, colaborativas, em grupo e adaptações curriculares, obtendo êxito nos seus resultados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA - NOTURNO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|