https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion of a child with blindness in private school: a case study |
Autor(es): | Sordi, Helena Tavares dos Santos |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Regiane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Adriana da Paixão |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Regiane da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a inclusão escolar de uma criança com cegueira na escola privada, com o objetivo de refletir sobre os desafios da inclusão escolar de uma estudante com deficiência visual na escola privada. A metodologia adotada para investigação é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Realizou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Dentre os resultados, constatou-se a existência de barreiras atitudinais e estruturais no que se refere a inclusão de estudantes Público Alvo da Educação Especial, sobretudo com a deficiência visual. Identificamos a necessidade de investimento na formação de professores e do profissional de apoio, lacunas na aprendizagem devido à ausência de conhecimento sobre a função do acompanhante pedagógico, e o acesso ao Atendimento Educacional Especializado e das Salas de Recursos Multifuncionais. |
Abstract: | This research had as its theme the school inclusion of a child with blindness in private school, with the objective of reflecting on the challenges of school inclusion of a student with visual impairment. The methodology adopted for the investigation is qualitative, of the case study type. A semi-structured interview and a questionnaire were applied. Among the results, we found the existence of attitudinal and structural barriers regarding the inclusion of Special Education Target Audience students, especially with visual impairments. We identified the need for investment in the training of teachers and of the support professional, gaps in learning due to the lack of knowledge about the role of the, and the access to the Specialized Educational Service and to the Multifunctional resource Rooms. |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar Deficiência Visual Formação de professores Profissional de Apoio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37747 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC HELENA vs pronta.pdf | 636 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons