Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Igor Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-09-14T13:46:58Z-
dc.date.available2023-09-14T13:46:58Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Igor Gonçalves. Brinquedo e brincadeira: fabulações entre criança, cidade e urbanismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37808-
dc.description.abstractThe research proposes to oppose two urban narratives from the relationship amongchildren, the city and urbanism: photographs of children playing on the streets of London by photographer Nigel Henderson, used by the architects Alison and Peter Smithson in grille for the Urban Reidentification Project during CIAM IX (1953) and Le Corbusier’s book Le Maternelles vous parlous: pour une pedagogie plus humaine, published in 1968. Narratives, participants at the same time in the recent history of modern urbanism, but each one belonging to a place a field of knowledge and to different time cuts. These narratives represent above all two important events within the field of Modern Urbanism: the end of CIAM with the emergence of Team X and the construction of the Unité d’Habitation from Marseille. Two images of thought (toy and play) are listed and used not as categories of analysis but in order to allow play and to shuffle similarities and differences between them, seeking to assume a critical historiographical construction about modern urbanism and it allows asking some questions: How are these stories told? What tools are used for it? Who tells them? Why and how do children appear? Is it possible to penetrate History - like the child in its play and worldly fables - and discover gaps that lead to fantastic and surprising journeys?pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrianças da cidadept_BR
dc.subjectCrianças - Fotografiaspt_BR
dc.subjectEspaço (Arquitetura)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherChildren - Photographspt_BR
dc.subject.otherCity childrenpt_BR
dc.subject.otherCity planningpt_BR
dc.subject.otherSpace (Architecture)pt_BR
dc.titleBrinquedo e brincadeira: fabulações entre criança, cidade e urbanismopt_BR
dc.title.alternativeToy and play: fables among child, city and urbanismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Jacques, Paola Berenstein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946783270297825pt_BR
dc.contributor.referee1Jacques, Paola Berenstein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946783270297825pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Thaís Troncon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5734277223075213pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191928245616986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879300558875232pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe pôr em choque duas narrativas urbanas realizadas a partir da relação entre a criança, a cidade e o urbanismo: as fotografias de crianças que brincam nas ruas de Londres, do fotógrafo Nigel Henderson, utilizadas pelos arquitetos Alison e Peter Smithson na grille para o projeto Urban Reidentification, durante o CIAM IX (1953) e; o livro Le Maternelles vous parlent: pour une pedagogie plus humaine, do arquiteto Le Corbusier, publicado em 1968. Narrativas participantes do mesmo momento da recente história do urbanismo moderno, mas cada uma pertencente a um lugar, a um campo de conhecimento e a recortes temporais distintos. As narrativas representam, sobretudo, dois importantes acontecimentos dentro do campo do Urbanismo Moderno: o fim dos CIAM com a emergência do Team X e a construção da Unité d’Habitation de Marselha. São elencadas duas imagens de pensamento (o brinquedo e a brincadeira) que, utilizadas não como categorias de análise, mas de modo a permitir brincar e embaralhar similaridades e diferenças existentes entre elas, busca-se assumir uma construção historiográfica crítica ao urbanismo moderno e permite formular algumas questões: Como são contadas essas histórias? Quais ferramentas são utilizadas? Quem as conta? Por que e como as crianças aparecem? É possível penetrar na História – como a criança nas suas brincadeiras e fabulações do mundo – e descobrir brechas que levem a viagens fantásticas e surpreendentes?pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_BrinquedoBrincadeira_IgorGQueiroz_2018.pdfVolume único65,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons