Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.organizer | Gonçalves, Eliana Correia Brandao | pt_BR |
dc.contributor.organizer | Pereira, Norma Suely da Silva | pt_BR |
dc.contributor.organizer | Almeida, Isabela Santos de | pt_BR |
dc.contributor.organizer | Carmo, Tereza Pereira do | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Eliana Correia Brandao | - |
dc.contributor.author | Pereira, Norma Suely da Silva | - |
dc.contributor.author | Almeida, Isabela Santos de | - |
dc.contributor.author | Carmo, Tereza Pereira do | - |
dc.creator | Ribeiro, Maria Alice Santos | - |
dc.creator | Santos, Zélia Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T12:20:00Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T12:20:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Maria Alice Santos; SANTOS, Zélia Gonçalves dos. Latim nos brasões das universidades federais brasileiras: alguns modelos de inscrições. In: GONCALVES, Eliana Correia Brandao; PEREIRA, Norma Suely da Silva; ALMEIDA, Isabela Santos de; CARMO, Tereza Pereira do (orgs). História e funcionamento das línguas naturais: raízes e sementes da pesquisa acadêmica em Letras. Salvador: EDUFBA. Capítulo 10, 2023, p. 173-188. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36972. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5630-470-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37825 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | História e funcionamento das línguas naturais: raízes e sementes da pesquisa acadêmica em Letras. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Latim | pt_BR |
dc.subject | Brasões | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Inscrições | pt_BR |
dc.subject.other | Latim | pt_BR |
dc.subject.other | Blazon | pt_BR |
dc.subject.other | University | pt_BR |
dc.subject.other | Inscription | pt_BR |
dc.title | Latim nos brasões das universidades federais brasileiras: alguns modelos de inscrições. | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.citation.spage | 173 | pt_BR |
dc.citation.epage | 188 | pt_BR |
dc.description.resumo | A universitas surge entre os séculos XI e XIII e o termo em latim remete à noção de universalidade aplicada às corporações eclesiásticas Universitas magistrorum et scholarium- universidade. Nesta instituição, ensino compunha-se do curriculum do Trivium (artes liberais e arte da lógica) e pelo curriculum do Quadrivium (artes dos números e da música), os quais tiveram a contribuição do filósofo romano Anicius Manlius Torquatus Severinus Boethius, fundador da educação escolástica e tradutor dos textos gregos de caráter didático para a língua latina. Esses Curricula serviriam de base à educação e foram ensinados em latim até o início do século XIX, nas universidades.
A heráldica medieval assim como a origem e os valores das litterarum universitas são condizentes, ou seja, a grandeza dessa instituição está vinculada com a simbologia da índole heráldica. A tradição de adotar brasões para representar as universidades confere nobreza à instituição e constitui-se na sua imagem mais sintética, aquela que os olhos primeiro captam e que registra na memória, o seu vínculo com a universidade. (ALMEIDA FILHO 2011, informação verbal).
O artigo apresenta uma síntese histórica sobre o surgimento das Universitas, no início do período medieval, quando o latim era a língua oficial nessas instituições, assim como tece breves comentários sobre as inscrições nos brasões de algumas universidades federais brasileiras. Com base na pesquisa descritiva, se reconhece a importância didática do ensino de latim na academia e, como objeto de estudo, sua colaboração para o avanço da pesquisa científica na área de Linguística. De modo igual, apresenta sua contribuição para a parte cultural de uma sociedade, assim como demonstra a relevância desta língua para a representação da identidade institucional das universidades, cuja inscrição em seus brasões traduz o ideal da instituição vinculado à missão, à visão e aos valores que se propõem para o ensino, a pesquisa e a extensão. | pt_BR |
dc.publisher.department | Sistema Universitário de Bibliotecas | pt_BR |
dc.publication.company | EDUFBA | pt_BR |
dc.publication.pages | 296 p. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (SIBI)
|