https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37829
Tipo: | Tese |
Título: | Mythos e Opsis: a tensão entre a intriga e o sensível no cinema |
Título(s) alternativo(s): | Mythos and Opsis: the tension between the plot and the sensible in cinema Mythos et Opsis: la tension entre l'intrigue et le sensible au cinéma |
Autor(es): | Matos de Oliveira, Marcelo |
Primeiro Orientador: | Mendes, Cleise |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendes, Cleise |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Cássia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Alcântara, Henrique |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ribeiro, Marcelo |
metadata.dc.contributor.referee5: | Vieira Jr., Erly |
Resumo: | A presente tese é um trabalho teórico-crítico que visa realizar cinco variações sobre um mesmo tema: a tensão entre a racionalidade da intriga e o efeito sensível do espetáculo, entre a estória e a imagem, entre a representação da ação e o movimento puro, ou entre o mythos e a opsis no cinema. Cada capítulo se debruçará sobre momentos específicos onde tal tensão virou discurso, chegando a figurar tanto nos filmes, quanto na crítica e na teoria. Longe de querer traçar qualquer historiografia, tomamos determinados períodos e movimentos cinematográficos canônicos (cinema clássico, vanguarda, neorrealismo, nouveau cinéma e cinema de fluxo) por se tratar de momentos nos quais ocorreu a emergência de um discurso de afirmar algo nos filmes que transpassa ou perpassa a história (estória). Esse “algo” aparece com muita ênfase nos discursos: a ação (cinema de intriga), o movimento (vanguarda francesa), o real (neorrealismo italiano), o tempo (nouveau cinéma) e a atmosfera (cinema de fluxo). Mais do que categorias históricas, tais períodos seriam momentos de surgimento de um sintoma onde aquilo que é irrepresentável parece querer insistir, de alguma maneira, na representação. Busca-se traçar uma genealogia provisória de uma linhagem de cinema que se faz através de uma tensão entre a intriga e o sensível, entre o mythos e a opsis. |
Abstract: | This thesis is a theoretical-critical work that aims to carry out five variations on the same
theme: the tension between the rationality of the plotline and the sensitive effect of the
spectacle, between the story and the image, between the representation of the action and the
pure movement, or between mythos and opsis in cinema. Each chapter will focus on specific
moments where such tension became a discourse, appearing both in films, as well as in
criticism and theory. Far from wanting to trace any historiography, we take certain periods
and canonical cinematographic movements (classic cinema, avant-garde, neorealism, nouveau
cinema and cinema of flux) because they were moments in which there was the emergence of
a discourse of affirming something in the films that permeates or pervades the story. This
“something” appears with great emphasis in the discourses: action (cinema of intrigue),
movement (French avant-garde), reality (Italian neorealism), time (nouveau cinéma) and
atmosphere (cinema of flux). More than historical categories, such periods would be inherent
moments of a symptom where what is unrepresentable seems to want to insist, in some way,
on representation. It seeks to trace a provisional genealogy of a lineage of cinema that is made
through a tension between intrigue and sensitivity, between myth and opsis. Cette thèse est un travail théorico-critique qui vise à réaliser cinq variations sur un même thème : la tension entre la rationalité de l'intrigue et l'effet sensible du spectacle, entre le récit et l’image, entre la représentation de l'action et le mouvement pur, ou entre le mythos et l'opsis au cinéma. Chaque chapitre se concentrera sur des moments spécifiques où une telle tension est devenue un discours, apparaissant à la fois dans les films, dans la critique et dans la théorie. Loin de vouloir tracer une historiographie, nous choisissons certaines périodes et mouvements canoniques (cinéma classique, avant-garde, néoréalisme, nouveau cinéma et cinéma de flux) car ce sont des moments où l’émergence d’un discours d'affirmation de quelque chose dans les films va au-delà ou imprègne l'histoire. Ce « quelque chose » apparaît avec beaucoup d'accent sur les discours : l’action (cinéma d'intrigue), le mouvement (avant-garde française), le réel (néoréalisme italien), le temps (nouveau cinéma) et l'atmosphère (cinéma de flux). Plus que des catégories historiques, ces périodes sont des moments d’émergence d'un symptôme où l'irreprésentable semble vouloir insister, en quelque sorte, sur la représentation. L'objectif est de retracer une généalogie provisoire d'une lignée cinématographique qui le fait à travers la tension entre l'intrigue et le sensible, entre le mythos et l'opsis. |
Palavras-chave: | Cinema Crítica cinematográfica. Imagem Intriga Drama |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37829 |
Data do documento: | 16-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcelo_Matos_TESE.pdf | Tese de doutorado. Marcelo Matos de Oliveira | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons