Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, José Handemberg da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T07:48:37Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T07:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37860 | - |
dc.description.abstract | This article aims to disseminate the concertante frevo´s repertoire for clarinet
and frevo orchestra and to reflect on its importance and absence in formal music education
and in musical groups. The literature review pointed out nine frevos of this category (Silva,
2008). In the present study, four more were found. The work also deals with frevos in which
the instrument is not the main protagonist of the melodic line, but performs solo interventions
in dialogues with the frevo orchestra. Among the soloist frevos for clarinet, the text also
highlights the Frevo Concertado by Dimas Sedícias, which is for clarinet and symphonic
band. In closing, the article addresses the general morphology of the frevos studied and,
finally, makes a brief reflection on the (non)inclusion of frevos for clarinet in courses on the
instrument | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Frevo para Clarinete | pt_BR |
dc.subject | Frevo Concertante | pt_BR |
dc.subject | Clarinete no Frevo | pt_BR |
dc.subject | Frevo Solo | pt_BR |
dc.subject | Frevo | pt_BR |
dc.subject | Clarinete | pt_BR |
dc.subject.other | Frevo for Clarinet | pt_BR |
dc.subject.other | Frevo Concertante | pt_BR |
dc.subject.other | Clarinet in Frevo | pt_BR |
dc.subject.other | Frevo Solo | pt_BR |
dc.subject.other | Frevo | pt_BR |
dc.subject.other | Clarinet | pt_BR |
dc.title | Frevo concertante para clarinete | pt_BR |
dc.title.alternative | Frevo concertante for clarinet | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7047299547171544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Daniel Aparecido de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0390064280857761 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Marcos dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9337525164625790 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8626258185332364 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo difundir o repertório de frevo concertante
para clarinete e orquestra e tecer reflexões a respeito de sua importância e ausência no ensino
formal de música e em conjuntos musicais. A revisão da literatura apontou nove frevos para
clarinete e orquestra de frevo (Silva, 2008). No presente estudo, foram encontrados mais
quatro desta categoria. O trabalho trata também de frevos em que o instrumento não é o
protagonista da linha melódica, mas realiza intervenções solistas em diálogos com a orquestra
de frevo. Dentre os frevos solistas para clarinete, o texto destaca, ainda, o Frevo Concertado
de Dimas Sedícias que, é para clarinete e banda sinfônica. Encerrando, o artigo aborda a
morfologia geral dos frevos estudados e, por fim, faz uma breve reflexão sobre a (não)
inclusão dos frevos para clarinete em cursos do instrumento | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, Ademir. CD Os 12 Trabalhos, produzido por Art Solução Mídia do Brasil S/A.
Recife-PE, 2012.
CUNHA, Germanna Franga da. De Born Jardim a Paris: a vida e a obra do compositor
Dimas Sedícias. 2002. 222 f. Dissertação (Mestrado em Música). UNICAMP, Campinas, SP,
2002.
DICIONÁRIO Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Antônio Justiniano
Albuquerque. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/antonio-justiniano
albuquerque/ Acessado em: 28 Abr. 2022.
OLIVEIRA, Valdemar de. A morfologia do frevo. In: OLIVEIRA, Valdemar. Frevo,
Capoeira e Passo. Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco, 1971. Cap. 4. p. 53-161.
PROA Cultural. 100 Anos de Lourival Oliveira. Disponível em:
http://proacultural.com.br/portfolio/100-anos-lourival-oliveira Acesso em: 28 Abr. 2022.
SALDANHA, Leonardo Vilaça. Frevendo no Recife: A Música Popular Urbana do Recife e
sua consolidação através do Rádio / Leonardo Vilaça Saldanha. Campinas: [s.n.], 2008.
SILVA, Jailson Raulino da. Frevos para Clarineta: Uma história de resistência a cada passo.
2008.175 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música da
Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|