Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38030
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos e práticas de mães e pais sobre o desenvolvimento de crianças na primeiríssima infância
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices of mothers and fathers about the development of children in the early childhood
Autor(es): Macedo, Flávia Lavínia de Carvalho
Primeiro Orientador: Palombo, Claudia Nery Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Josielson Costa da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Clariana Vitoria Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Anderson Reis de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Márcia Maria Carneiro
Resumo: Mães e pais sensíveis e responsivos contribuem para o desenvolvimento saudável de seus filhos e esse cuidado tem sido recomendado como um dos eixos estruturantes da promoção do desenvolvimento global na primeiríssima infância. Apesar disso, ainda são escassos os estudos que avaliam os conhecimentos e as práticas de mães e pais a respeito do desenvolvimento infantil. Analisar o conhecimento de mães e pais sobre o desenvolvimento infantil e suas práticas de cuidado de crianças na primeiríssima infância. Estudo transversal realizado em duas creches do subúrbio de Salvador-BA no período de julho a novembro de 2022. Todas as mães e pais das crianças de dois a três anos de idade foram convidados a participar da entrevista. O formulário para coleta de dados incluiu aspectos socioeconômicos, de saúde, práticas de cuidado com a criança e 20 questões do Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI-Knowledge of Infant Development Inventory). Os dados foram organizados em planilha de Excel e analisados pelo software Stata 14.1. Os resultados foram descritos por frequência absoluta e relativa. Para comparação do conhecimento, das práticas e da média de acertos de mães e pais sobre o KIDI utilizou-se teste de qui-quadrado de Pearson e o teste de Kruskal Wallis, com significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e todos os aspectos éticos foram respeitados. Participaram do estudo 83 crianças, 81 mães e 49 pais. A maioria da raça negra, evangélicos e com ensino médio. Das 20 questões do KIDI, houve diferença significativa na precisão do conhecimento entre mães e pais em sete delas. Apenas 41% das mães e 18% dos pais apresentaram conhecimento satisfatório quanto ao desenvolvimento infantil, com significância estatística (p<0,001). Quanto às práticas de cuidado para a promoção do desenvolvimento infantil entre mães e pais, apresentaram significância estatística: dar banho, trocar de roupa ou fralda (p=0,001), levar para a escola (p=0,030), levar para a igreja/cultos (p=0,001), levar ao médico (p<0,001) e dar remédio (p=0,006). Mães apresentaram maior precisão e nível de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil quando comparadas com os pais. Práticas relativas ao cuidado das necessidades básicas e de saúde para a promoção do desenvolvimento infantil também foi mais frequente entre as mães. Esses resultados podem subsidiar a prática de profissionais de saúde em intervenções com foco no cuidado parental para o desenvolvimento infantil com vistas à promoção da saúde integral da criança na primeiríssima infância.
Abstract: Introduction: Sensitive and responsive mothers and fathers contribute to the healthy development of their children and this care has been recommended as one of the structuring axes for the promotion of global development in early childhood. Despite this, there are still few studies that evaluate the knowledge and practices of mothers and fathers regarding child development. Objective: To analyze mothers' and fathers' knowledge about child development and their care practices for very young children. Method: Cross-sectional study conducted in two daycare centers in the suburbs of Salvador-BA from July to November 2022. All mothers and fathers of children aged two to three years old were invited to participate in the interview. The data collection form included socioeconomic and health aspects, childcare practices, and 20 questions from the KIDI-Knowledge of Infant Development Inventory. The data were organized in Excel spreadsheet and analyzed by Stata 14.1 software. The results were described by absolute and relative frequency. Pearson's chisquare test and Kruskal Wallis test were used to compare the knowledge, practices, and mean scores of mothers and fathers on the KIDI, with 5% significance level. The study was approved by the Research Ethics Committee of the School of Nursing of the Federal University of Bahia and by the Municipal Secretary of Education of Salvador. All participants signed the Informed Consent Form and all ethical aspects were respected. Results: Eighty-three children participated in the study, 81 mothers and 49 fathers. The majority were black, evangelical, and high school education. Of the 20 KIDI questions, there was a significant difference in knowledge accuracy between mothers and fathers in seven of them. Only 41% of the mothers and 18% of the fathers had satisfactory knowledge about child development, with statistical significance (p<0.001). As for the care practices for promoting child development among mothers and fathers, the following were statistically significant: bathing, changing clothes or diapers (p=0.001), taking to school (p=0.030), taking to church/cults (p=0.001), taking to the doctor (p<0.001), and giving medicine (p=0.006). Conclusions: Mothers showed higher accuracy and level of knowledge about child development when compared to fathers. Practices related to the care of basic and health needs for the promotion of child development was also more frequent among mothers. These results can support the clinical practice of health professionals in interventions focused on parental care for child development considering the promotion of child’s integral health during early childhood.
Palavras-chave: Saúde da Criança
Desenvolvimento Infantil
Poder familiar
Cuidado da Criança
Mães
Pais
Creches
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: MACEDO, Flávia Lavínia de Carvalho. Conhecimentos e práticas de mães e pais sobre o desenvolvimento de crianças na primeiríssima infância. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38030
Data do documento: 23-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Flávia Lavínia.pdf
  Until 2025-10-10
Dissertação de Flávia Lavínia1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons