Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Gomes, Wanessa Maryana Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T16:04:26Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T16:04:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38034 | - |
dc.description.abstract | Assessment for Learning, despite being a field of study that has been growing over the years (BORRALHO; CID; FIALHO; 2019), still has little literature focused on the contributions that feedback can provide, especially in the context of basic education. Therefore, the present work aims to “analyze the extent to which feedback can contribute to Assessment for Learning”. To this end, theoretical survey and systematic review procedures were carried out regarding the feedback, the latter carried out on the Scielo, Google Scholar platforms and on the publication websites of five scientific journals with a scope focused on Assessment, delimiting the period from 2018 to 2023 . The articles selected through the inclusion and exclusion criteria, considered in and for the systematic review constituted the corpus analyzed with a view to answering the following question: "How does feedback contribute to assessment for learning? Aiming to answer the proposed question, we used the following specific objectives: a) discuss the concepts of assessment of and for learning; b) understand the types of feedback, as well as the contexts that can be used within the scope of assessment for learning; c) analyze academic productions from 2018 to 2023 about the contributions of feedback to assessment for learning. To develop these objectives, dialogue is held with authors in the area of Assessment who are most cited in the selected articles: Villas Boas and Esteban (national references) and Fernandes (international reference), as well as with the articles selected in the systematic review. The results indicate the emerging need to expand feedback research and practices, considering the potential it presents for the evaluation of learning, as learning and for learning (VILLAS BOAS, 2022). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Avaliação para Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
dc.subject.other | Feedback | pt_BR |
dc.subject.other | Assessment for Learning | pt_BR |
dc.subject.other | Formative Assessment | pt_BR |
dc.title | O feedback e suas contribuições à avaliação para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Brasilino, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5594532313762331 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Avaliação para a Aprendizagem apesar de ser um campo de estudo que vem crescendo ao longo dos anos (BORRALHO; CID; FIALHO; 2019) ainda possui pouca literatura focada nas contribuições que o feedback pode proporcionar, principalmente no contexto da educação básica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo “analisar em que medida o feedback pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem”. Para tanto, realizou-se procedimentos de levantamento teórico e revisão sistemática acerca do feedback, este último realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e nos sites de publicação de cinco revistas científicas com escopo voltado à Avaliação, delimitando-se o período de 2018 a 2023. Os artigos selecionados por meio dos critérios de inclusão e exclusão, considerados na e para revisão sistemática constituíram o corpus analisado com vistas a responder a seguinte questão: "Como o feedback contribui para a avaliação para aprendizagem? Visando responder a questão proposta, recorreu-se aos seguintes objetivos específicos: a) discutir as concepções de avaliação das e para as aprendizagens; b) conhecer os tipos de feedback, bem como os contextos que podem ser utilizados no âmbito da avaliação para a aprendizagem; c) analisar produções acadêmicas de 2018 a 2023 acerca das contribuições do feedback à avaliação para a aprendizagem. Para desenvolver tais objetivos, dialoga-se com autores da área de Avaliação que mais são citados nos artigos selecionados: Villas Boas e Esteban (referências nacionais) e Fernandes (referência internacional), bem como com os artigos selecionados na revisão sistemática. Os resultados indicam a necessidade emergente de ampliar as pesquisas e as práticas do feedback, considerando-se o potencial que apresenta para a avaliação das aprendizagens, como aprendizagens e para as aprendizagens (VILLAS BOAS, 2022). | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA - NOTURNO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|