Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38038
Tipo: Tese
Título: Ensino integrado na formação técnica em enfermagem: caminhos (des) construídos
Título(s) alternativo(s): Integrated teaching in technical education in nursing: (un) constructed paths
Docencia integrada en formación técnica en enfermería: caminos (des) contruídos
Autor(es): Carneiro-Zunino, Elaine Kelly Nery
Primeiro Orientador: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Backes, Vânia Marli Schubert
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Isabel Maria Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Mantovani, Maria de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Silvana Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Liliana
metadata.dc.contributor.referee5: Teixeira, Giselle Alves da Silva
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral analisar os caminhos (des) construídos do ensino médio integrado em enfermagem em escolas no estado da Bahia na perspectiva de uma educação libertadora e tem como objetivos específicos: 1) Identificar as escolas ofertantes da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada no estado da Bahia; 2)Conhecer os documentos institucionais teórico-metodológicos da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada, identificando elementos da prática libertadora; 3)Conhecer os métodos e recursos didático-pedagógicos utilizados no processo formativo no curso integrado em técnico de enfermagem; 4)Explicitar avanços, limites e desafios da modalidade integrada para a formação em enfermagem; 5)Refletir sobre a contribuição do ensino médio integrado em enfermagem na formação libertadora. Tratou-se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental, do tipo estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-filosófico utilizado foi Paulo Freire. O lócus da coleta documental foi a base de dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e da pesquisa de campo foram escolas no estado da Bahia. Realizou-se uma triangulação na coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada aos educadores e gestores, questionários aos educandos do último ano do curso técnico de enfermagem na modalidade integrada e análise documental do plano pedagógico e currículo do referido curso. Os dados da pesquisa documental foram coletados de maio de 2018 a abril de 2019. Os dados dos questionários e das entrevistas foram coletados presencial ou a distância utilizando a plataforma Google forms®, e o aplicativo MP3 Skype Recorder e foram coletados no período de agosto a outubro de 2019. Para análise dos dados da pesquisa documental e dos questionários utilizou-se o apoio do Programa Microsoft Excel® e as entrevistas foram gravadas e submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin, com apoio do software WebQda®. Os resultados foram apresentados em quatro artigo e um capítulo de livro: Evidenciamos uma modalidade com baixa capilaridade no Brasil e com maior aderência na região Nordeste; os estudantes almejam com a formação integrada a inserção rápida no mercado de trabalho, e possuem conhecimento superficial das potencialidades desta modalidade para a classe trabalhadora; identificaram-se múltiplas concepções pedagógicas durante o processo formativo convergentes, principalmente, com o modelo tradicional de ensino, além de evidenciar a integração curricular como estratégia pontual e não como eixo norteador do processo de ensino-aprendizagem. Quanto a aproximação com o referencial teórico, duas categorias emergiram da análise de conteúdo: o movimento do diálogo dentro do curso como chave e entrave do processo formativo e a prática pedagógica na formação integrada em enfermagem, com os seguintes elementos desta prática estruturados em subcategorias: problematização, participação, leitura, pesquisa, contextualização e integração. A partir da análise dos dados constatamos que a proposta do ensino integrado evidencia fragilidades na incorporação da prática a teoria discutida nos planos de curso, mas percebemos avanços e possibilidades importantes para a construção de uma formação profissional técnica em enfermagem integral, humana e transformadora. Assim, com essa aproximação da formação integrada aos ensinamentos de Paulo Freire contribuímos para a construção de um inédito viável dentro da formação em enfermagem.
Abstract: The general objective of the research is to analyze the (un)constructed paths of integrated secondary education in nursing in schools in the state of Bahia from the perspective of a liberating education. Specific objectives 1) Identify the schools offering technical training in nursing in the integrated mode in State of Bahia; 2) Know the theoretical-methodological institutional documents of technical training in nursing in the integrated modality, identifying elements of the liberating practice; 3) Know the didactic-pedagogical methods and resources used in the training process in the integrated course in nursing technicians; 4) Explain advances, limits and challenges of the integrated modality for nursing education; 5) Reflect on the contribution of integrated secondary education in nursing in liberating training. It was an exploratory and documentary research, of the type of multiple case study, with a quantitative-qualitative approach, whose theoretical-philosophical framework used was Paulo Freire. The scenario of the documentary research was the website of the National Information System for Professional and Technological Education and the field research were schools in the state of Bahia. A triangulation of data collection was carried out, through semi-structured interviews with educators and managers, questionnaires to students in the last year of the technical nursing course in the integrated modality and documentary analysis of the course plan and curriculum of that course. Documentary research data were collected from May 2018 to April 2019. Data from questionnaires and interviews were collected in person or remotely using the Google forms® platform, and the MP3 Skype Recorder application and were collected in the period from August to October 2019. For the analysis of data from documentary research and questionnaires, support from the Microsoft Excel® Program was used and the interviews were recorded and submitted to Bardin's thematic content analysis, with the support of the WebQda® software. The results were presented in four article and one book chapter: We show a modality with low capillarity in Brazil and greater adherence in the Northeast; Students aim for integrated training to enter the labor market, and have superficial knowledge of the potential of the integrated modality; Multiple pedagogical conceptions were identified during the formative process and convergences with the traditional teaching model, in addition to showing curricular integration as a specific strategy and not as a guiding axis of the teaching-learning process. Regarding the approximation with the theoretical framework, two categories emerged from the content analysis: the movement of dialogue within the formative process and the pedagogical practice in integrated nursing training, with the following elements of this practice structured in subcategories: problematization, participation, reading, research, contextualization and integration. From the analysis of the data, we found that the proposal of integrated education shows weaknesses in the incorporation of the practice to the theory discussed in the course plans, but we have evidenced important advances and possibilities for the construction of a technical professional training in integral, human and transforming nursing. Thus, with this approach of training integrated to the teachings of Paulo Freire, we contribute to the construction of an unprecedented viable within nursing education.
La investigación tiene como objetivo analizar las trayectorias (no) construidas de la enfermería secundaria integrada en las escuelas del estado de Bahía desde la perspectiva de una educación liberadora y tiene como objetivos específicos: 1) Identificar las escuelas que ofrecen formación técnica en enfermería en la modalidad integrada. en el estado de Bahía; 2) Conocer los documentos institucionales teórico-metodológicos de la formación técnica en enfermería en la modalidad integrada, identificando elementos de práctica liberadora; 3) Conocer los métodos y recursos didáctico-pedagógicos utilizados en el proceso de formación en el curso de técnico integrado de enfermería; 4) Explicar avances, límites y desafíos de la modalidad integrada de formación en enfermería; 5) Reflexionar sobre el aporte de la enfermería integrada de bachillerato en la educación liberadora. Se trató de una investigación exploratoria y documental, de tipo estudio de caso múltiple, con enfoque cualitativo, cuyo marco teórico-filosófico utilizado fue Paulo Freire. El lugar de recolección de documentos fue la base de datos del Sistema Nacional de Información en Educación Profesional y Tecnológica y la investigación de campo fueron las escuelas del estado de Bahía. Se realizó una triangulación en la recolección de datos, a través de entrevistas semiestructuradas con educadores y gerentes, cuestionarios para estudiantes del último año del curso técnico de enfermería en la modalidad integrada y análisis documental del plan pedagógico y currículo de dicho curso. Los datos de la investigación documental se recopilaron desde mayo de 2018 hasta abril de 2019. Los datos de los cuestionarios y entrevistas se recopilaron en persona o de forma remota utilizando la plataforma Google Forms® y la aplicación MP3 Skype Recorder y se recopilaron de agosto a octubre de 2019. Para analizar los datos de la investigación documental y los cuestionarios, utilizamos el apoyo del Programa Microsoft Excel® y las entrevistas fueron grabadas y sometidas al análisis de contenido temático de Bardin, con el apoyo del software WebQda®. Los resultados se presentaron en cuatro artículos y un capítulo de libro: Evidenciamos una modalidad con baja capilaridad en Brasil y con mayor adherencia en la región Nordeste; los estudiantes tienen como objetivo, con formación integrada, ingresar rápidamente al mercado laboral, y tener un conocimiento superficial del potencial de esta modalidad para la clase trabajadora; Se identificaron múltiples concepciones pedagógicas durante el proceso de formación, que convergen principalmente con el modelo de enseñanza tradicional, además de evidenciar la integración curricular como una estrategia específica y no como un eje rector del proceso de enseñanza-aprendizaje. En cuanto al abordaje del marco teórico, del análisis de contenido surgieron dos categorías: el movimiento del diálogo dentro del curso como clave y obstáculo para el proceso de formación y la práctica pedagógica en la formación integrada en enfermería, con los siguientes elementos de esta práctica estructurada en subcategorías: problematización, participación, lectura, investigación, contextualización e integración. A partir del análisis de datos, encontramos que la propuesta de educación integral muestra debilidades en la incorporación de la teoría discutida en la práctica en los planes de curso, pero vemos importantes avances y posibilidades para la construcción de la formación profesional técnica en enfermería integral, humana y transformadora. . Así, con este enfoque de formación integrada a las enseñanzas de Paulo Freire, contribuimos a la construcción de una novedad viable dentro de la educación en enfermería.
Palavras-chave: Educação profissional
Educação técnica em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Políticas educacionais
Ensino Fundamental e Médio
Modelos educacionais
Teoria crítica
Freire, Paulo, 1921-1997
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: CARNEIRO-ZUNINO, Elaine Kelly Nery. Ensino integrado na formação técnica em enfermagem: caminhos (des) construídos. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38038
Data do documento: 20-Mai-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Versão_Final_Pos_defesa_2ª Checagem.pdfTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia como requisito de aprovação para obtenção do grau de doutora em Enfermagem e Saúde na Área de concentração: Enfermagem, Cuidado e Saúde, na Linha de Pesquisa: Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde.2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons