Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Issa, Erick Patrik Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T14:35:09Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T14:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the perception that journalists from Correio 24 Horas
(Bahia) and JC Online (Pernambuco), two media organizations focused on digital and local
journalism, have of journalistic innovation. How do these professionals understand and
embrace innovation? Our research problem arises from the fact that Correio and JC claim that
innovation is a competitive advantage for organizations. The qualitative methodology
combines case study techniques and closed-structured interviews with journalists, as well as
semi-structured and in-depth interviews with directors and editors. A total of 23 professionals
in various roles within the organizations were interviewed, divided into two groups:
executives (directors and editors) and journalists (reporters, sub-editors, and columnists). The
theoretical-conceptual framework takes into account the challenges faced by media
organizations, exacerbated by the Covid-19 pandemic and the platformization of journalism,
focusing on innovation and digital and local journalism. The investigation's results suggest
that the culture of innovation within these organizations is fragile, with significant differences
between the formulated concepts and the perceptions offered by the two groups. While the
executives present a better-formulated concept of journalistic innovation, the second group
defines the phenomenon in a generic and simplistic manner, often with a technological focus
and centered on new products. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jornalismo - Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo digital | pt_BR |
dc.subject | Jornalistas - Percepção | pt_BR |
dc.subject | Correio 24 horas | pt_BR |
dc.subject | JC online | pt_BR |
dc.subject.other | digital journalism | pt_BR |
dc.subject.other | local journalism | pt_BR |
dc.subject.other | journalistic innovation | pt_BR |
dc.subject.other | correio 24 horas | pt_BR |
dc.subject.other | jc online | pt_BR |
dc.title | A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online | pt_BR |
dc.title.alternative | Journalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC Online | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Suzana Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9996611434714336 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Suzana Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Lívia | - |
dc.contributor.referee3 | Firmino, Fernando | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245522088007348 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do
Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco
no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem
e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC
afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de
abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro
fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e
editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações,
separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas
(repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as
dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19
e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo
digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas
organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as
percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito
melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma
genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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