Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Herbert Carlos da-
dc.date.accessioned2023-10-19T09:24:49Z-
dc.date.available2023-10-19T09:24:49Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107-
dc.description.abstractThis work aims to investigate an aspect of contemporary theater. It proposes a reflection that fosters understanding about performative theater. It is imbued with theoretical and textual references from Josette Féral and Renato Cohen to investigate the combination of languages and consolidate its methodological path. Therefore, it has be possible to locate an argument about the theaters of the real, through a discursive exercise that brings into play extra and intra-aesthetic procedures, based on theoretical aspects of Pierre Bourdieu in the social sphere and Maurice Merleau Ponty in what concerns the perceptive. This effort culminates in an alternative understanding of staging processes and poetic operations, in order to improve the notion of its central object, the performative staging, which in the analysis of this work comes from an agency of acts of life in friction and consonance with acts of fiction in the midst of intersubjective scenic routes of awareness and inventiveness of artistic propositions. Furthermore, the research follows a practical-theoretical methodological path that evidences a type of knowledge that constitutes formative practices and interdisciplinary observations with reference to Olga Pombo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectencenação performativapt_BR
dc.subjectteatro performativopt_BR
dc.subjectteatros do realpt_BR
dc.subjectprocessos de encenaçãopt_BR
dc.subjectproposição artísticapt_BR
dc.subject.otherperformative stagingpt_BR
dc.subject.otherperformative theaterpt_BR
dc.subject.othertheater of realpt_BR
dc.subject.otherstaging processpt_BR
dc.subject.otherartistic propositionpt_BR
dc.titleRuínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado Santos, Gláucio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8273877940883044pt_BR
dc.contributor.referee1Cajaiba, Claudio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0761880728739284pt_BR
dc.contributor.referee2Mostaço, Edelcio-
dc.contributor.referee2ID0000-0001-6038-338Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151925947504672pt_BR
dc.contributor.referee3Machado Santos, Gláucio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8273877940883044pt_BR
dc.creator.ID0000-0003-0703-8784pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7519218744741918pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdfversão final do trabalho de mestrado9,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons