Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Herbert Carlos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T09:24:49Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19T09:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107 | - |
dc.description.abstract | This work aims to investigate an aspect of contemporary theater. It proposes a reflection that fosters understanding about performative theater. It is imbued with theoretical and textual references from Josette Féral and Renato Cohen to investigate the combination of languages and consolidate its methodological path. Therefore, it has be possible to locate an argument about the theaters of the real, through a discursive exercise that brings into play extra and intra-aesthetic procedures, based
on theoretical aspects of Pierre Bourdieu in the social sphere and Maurice Merleau Ponty in what concerns the perceptive. This effort culminates in an alternative understanding of staging processes and poetic operations, in order to improve the notion of its central object, the performative staging, which in the analysis of this work comes from an agency of acts of life in friction and consonance with acts of fiction in the midst of intersubjective scenic routes of awareness and inventiveness of artistic propositions. Furthermore, the research follows a practical-theoretical methodological path that evidences a type of knowledge that constitutes formative practices and interdisciplinary observations with reference to Olga Pombo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | encenação performativa | pt_BR |
dc.subject | teatro performativo | pt_BR |
dc.subject | teatros do real | pt_BR |
dc.subject | processos de encenação | pt_BR |
dc.subject | proposição artística | pt_BR |
dc.subject.other | performative staging | pt_BR |
dc.subject.other | performative theater | pt_BR |
dc.subject.other | theater of real | pt_BR |
dc.subject.other | staging process | pt_BR |
dc.subject.other | artistic proposition | pt_BR |
dc.title | Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado Santos, Gláucio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8273877940883044 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cajaiba, Claudio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0761880728739284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mostaço, Edelcio | - |
dc.contributor.referee2ID | 0000-0001-6038-338X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5151925947504672 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Machado Santos, Gláucio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8273877940883044 | pt_BR |
dc.creator.ID | 0000-0003-0703-8784 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7519218744741918 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão
de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|