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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoness, Catarine Heiter Moraes-
dc.date.accessioned2023-10-21T17:29:30Z-
dc.date.available2023-10-21T17:29:30Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38154-
dc.description.abstractThe preceptorship in health is a pedagogical practice of teaching-service integration that takes place in the space of health services and that is conducted by assistance professionals called preceptors. The reflection on the preceptorship practice, at the extent to the skills and competences required to its exercise, is configured as an important learning instrument for the health care professionals while educators co responsible for the professional formation within the precepts of SUS. This work had as purpose to prepare a proposal of permanent education actions in health, based on the profile and outpatient preceptorship practices developed at Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF), in Salvador – BA. From the virtual holding of semi structured interviews with the preceptor phonoaudiologists of the service, it was possible to know the preceptorship developed in such scenario focused on the competence areas of Health, Management, and Education. Weaknesses and strengths of such practice were also observed, based on the Preceptor’s Competence Profile, which culminated in the preparation of a set of recommendations to the service and of an educational action proposal considering the main needs of the team; focused on a dynamic and collective approach in line with the permanent education principles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subject.otherProfessional qualificationpt_BR
dc.subject.otherPreceptorshippt_BR
dc.subject.otherSpeech Therapypt_BR
dc.subject.otherBrazilian Unified Healthcare Systempt_BR
dc.titlePreceptoria em Fonoaudiologia: perfil e proposta de ações de educação permanente em um centro docente assistencial.pt_BR
dc.title.alternativePreceptorship in Speech Therapy: profile and proposal for educational actions permanent in a teaching assistance center.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, José Lúcio Costa-
dc.contributor.referee1Ramos, José Lúcio Costa-
dc.contributor.referee2Pinho, Patrícia Francesca Lima de-
dc.contributor.referee3Soares, Catharina Leite Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874581435209074pt_BR
dc.description.resumoA preceptoria em saúde é uma prática pedagógica de integração ensino-serviço que acontece nos espaços de serviços de saúde e que é conduzida por profissionais da assistência denominados preceptores. A reflexão sobre a prática da preceptoria, nas dimensões das habilidades e das competências necessárias para o seu exercício, configura-se como importante instrumento de aprendizado para os profissionais de saúde enquanto educadores corresponsáveis pela formação profissional dentro dos preceitos do SUS. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de ações de educação permanente em saúde, baseada no perfil e nas práticas da preceptoria ambulatorial desenvolvidas no Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF), em Salvador – BA. A partir da realização virtual de entrevistas semiestruturadas com as fonoaudiólogas preceptoras do serviço, foi possível conhecer a preceptoria desenvolvida neste cenário com enfoque nas áreas de competência Saúde, Gestão e Educação. Também foram observadas fragilidades e potencialidades desta prática com base no Perfil de Competências do Preceptor, o que culminou na elaboração de um conjunto de recomendações ao serviço e de uma proposta de ação educativa contemplando as principais necessidades da equipe; com foco em uma abordagem dinâmica e coletiva alinhada aos princípios da educação permanente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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