Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Costa, Ceanny Cristina Pinho | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-21T17:29:42Z | - |
dc.date.available | 2023-10-21T17:29:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38155 | - |
dc.description.abstract | The Community Health Agent (CHA) has a high importance for public health in Brazil, and training is essential to enable excellence in their performance, playing a key role in the implementation of policies aimed at adjusting the medical model since the creation of the SUS. From this perspective, this study aimed to analyze the use of the problematization methodology in the training process of the CHAs at ESP/MA and how the CHAs perceive the use of the problematization methodology during their training process. A descriptive-exploratory study was carried out, with a descriptive
analytical method and a qualitative approach. The sample consisted of students and the facilitator from the municipality of São Benedito do Rio Preto-MA. Data collection took place from August to September 2020. The analyzed instruments consisted of a semi-structured questionnaire with open and closed questions and pedagogical instruments related to this class. The Content Analysis technique was used for data analysis with the aid of the EpiInfo ® software version 3.5.4. The results allowed us to conclude that the Problematization Methodology is used as a pedagogical
strategy, which can promote new knowledge based on previous knowledge, stimulates curiosity and skills, making this professional have new, dynamic and complex, individual and collective decision-making, exercising praxis to form awareness of praxis. Therefore, this professional has become an important element in promoting changes in the care model and strengthening primary care. The results indicate that, from this agent's approach to the methodology, they manage to become
more critical and reflective subjects in the context of action and protagonists of their teaching-learning process, always seeking to put into practice what they learned in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional em saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Agente Comunitário de Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject.other | Professional education in public health | pt_BR |
dc.subject.other | Community Health Agent | pt_BR |
dc.title | O uso de metodologia da problematização: experiência da formação técnica dos agentes comunitários de saúde realizada pela escola de saúde pública do maranhão no município de São Benedito do Rio Preto-MA. | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of problematization methodology: experience of the technical training of Community Health Agents carried out by the School of Public Health of Maranhão in the municipality of São Benedito do Rio Preto-MA. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Yara Oyram Ramos | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Yara Oyram Ramos | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Dayana Dourado de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Andrade, Laíse Rezendde de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4516537339926786 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem elevada importância para a saúde pública no Brasil, sendo a formação essencial para viabilizar a excelência da sua atuação, representando um papel fundamental na implementação de políticas voltadas para o ajuste do modelo médico desde a criação do SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve a finalidade de analisar o uso da metodologia da problematização no processo formativo dos ACS da ESP/MA e como os ACS percebem o uso da metodologia da problematização durante o seu processo formativo. Foi realizado um estudo descritivo-exploratório, com método analítico descritivo e abordagem qualitativa. A amostra foi constituída pelos discentes e pela facilitadora do município de São Benedito do Rio Preto-MA. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto a setembro de 2020. Os instrumentos analisados
foram constituídos por um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e instrumentos pedagógicos referentes a essa turma. Utilizou-se para análise dos dados a técnica Análise de Conteúdo com o auxílio do software EpiInfo® versão 3.5.4. Os resultados permitiram concluir que a Metodologia da Problematização é utilizada como estratégia pedagógica, podendo promover novos conhecimentos a partir dos conhecimentos prévios, estimula a curiosidade e as
habilidades, fazendo com que esse profissional tenha nova tomada de decisão individual e coletiva, dinâmica e complexa, exercitando a práxis para formar a consciência das práxis. Portanto, esse profissional tornou-se um importante elemento na promoção de mudanças no modelo assistencial e fortalecimento da atenção básica. Os resultados indicam que, a partir da aproximação desse agente com a metodologia, conseguem se tornar sujeitos mais críticos reflexivos no contexto de atuação e protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Saúde Coletiva - ISC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
|