Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLordelo, Eulina da Rocha-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Maria Almeida-
dc.creatorLordelo, Eulina da Rocha-
dc.creatorCarvalho, Ana Maria Almeida-
dc.date.accessioned2011-11-22T17:14:49Z-
dc.date.available2011-11-22T17:14:49Z-
dc.date.issued1999-03-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3815-
dc.descriptionp.173-189pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a importância das experiências iniciais, em termos de responsividade e sincronicidade nas interações com o meio, com amplas repercussões nos terrenos cognitivo, social e afetivo, o presente trabalho objetivou investigar as possibilidades da creche como contexto interacional. 62 crianças de um a três anos, de cinco creches diferentes, metade delas proveniente de creches privadas e as demais de creches públicas, foram observadas em seus ambientes naturais de brinquedo, nas creches, em três sessões de dez minutos cada, tomadas em dias diferentes. Amostras de episódios interativos entre adultos e crianças foram examinados qualitativamente, buscando identificar os parceiros das interações e os modos pelos quais criança e adultos situam-se no conjunto das interações. Os resultados dessa análise sugeriram que o adulto, além das esperadas estratégias de comunicação individual ou coletiva, emprega comumente uma terceira estratégia básica de comunicação, aqui denominada comunicação articulada, com alternância de alvos e articulação, inclusive temática, entre os alvos. Nesse padrão, o adulto estende as interações que ocorrem com um indivíduo para outros, amplificando o episódio interativo, criando inter-relações entre temas e indivíduos. Esses resultados são discutidos em termos da inadequação da oposição situação diádica versus poliádica, que costuma ser empregada para comparar os contextos de criação em ambientes familiar ou coletivo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO ADULTO-CRIANÇApt_BR
dc.subjectCRECHESpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SOCIAL— CRIANÇASpt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação em situação poliádica de crechept_BR
dc.title.alternativecadernos de Pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numbern.106pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
020__pdf[1].pdf816,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.