Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38163
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental para a formação de sujeitos críticos no campo da atenção psicossocial: Estudo de caso do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UNIVASF.
Título(s) alternativo(s): Contributions of a Multiprofessional Health Residency Program Mental for the formation of critical subjects in the field of attention psychosocial: Case study of the Multiprofessional Residency program in Mental Health from UNIVASF.
Autor(es): Souza, Josicleia Oliveira de
Primeiro Orientador: Esperidião, Monique Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Esperidião, Monique Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Rosana Teresa Onocko
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Liliana
Resumo: A formação por residência multiprofissional em Saúde Mental está imersa nos cenários do ensino - serviço para qualificação profissional e construção teórico–prática da atenção psicossocial. Estudos observam estreita relação entre programas de residência e a Política Nacional de Educação Permanente, principalmente, ao entender que a principal ferramenta é a educação no trabalho. Trata-se de um estudo de caso, com objetivo de analisar as contribuições de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental para a formação de sujeitos críticos no campo da atenção psicossocial. Foi trabalhada a noção de “sujeitos críticos”, com a conceituação de “sujeitos transformadores” (Testa, 1997), sujeitos da práxis (Paim, 2017), sujeitos instituintes (Nunes, 2015), além do diálogo com o suporte organizacional (Oliveira-Castro, Pilati e Borges Andrade, 1999;2005). Envolveu combinação de técnicas como, entrevistas com informantes chave e auxílio documental cedido pelo programa de residência. Esta pesquisa cumpriu as resoluções do Conselho Nacional de Saúde 466/2012 e 510/2016. Pelos dados coletados, detalhou-se os resultados e discussão por dimensões elaboradas em matriz analítica, embasadas pelo referencial teórico da pesquisa. O estudo trouxe concepções sobre Saúde Mental, reforma psiquiátrica brasileira e atenção psicossocial, na perspectiva dos sujeitos envolvidos com o programa. Analisou elementos do processo formativo, incluindo abordagem pedagógica, integração ensino-serviço e contribuições para o trabalho na RAPS, bem como, a constituição de sujeitos críticos dos egressos, incluindo aspectos do suporte organizacional para o trabalho. As contribuições do programa são apontadas pela concepção de saúde mental articulada com pressupostos da reforma psiquiátrica brasileira, apresentando em seus documentos um plano pedagógico e avaliativo propício para que os residentes reconheçam essa concepção e a pratiquem em seu trabalho. O processo formativo e a relação com o trabalho na RAPS apresentou maior densidade, na ideia de transpor aspectos formativos para o trabalho atual dos egressos. Os contrastes das respostas associados à diversidade dos campos de trabalho dos participantes, permitiram o reconhecimento da formação por residência pelos egressos, a valorização do programa na dimensão do aprendizado pela prática e a autonomia. Discutiu-se os desafios na articulação entre formação e campo de trabalho, apontando lacunas nos eixos teóricos do programa, no suporte com tutoria, dificuldade em organizar o programa na universidade, entre outras. Analisou-se a relação próxima da constituição dos sujeitos críticos e o suporte organizacional, ao concluir que há percepção dos egressos de suporte organizacional pelos gestores, no entanto, existem dificuldades para o trabalho em equipe e, disponibilidade em realizar práticas no coletivo institucional. Foram apontadas transformações operadas pelos sujeitos, na organização do trabalho e na clínica da atenção psicossocial, sob a ótica dos sujeitos da práxis (Paim, 2017), indicando existência de práticas instituintes (Nunes, 2015), modificando estruturas enrijecidas dos serviços; foram identificados sujeitos com capacidade reflexiva, dialógica, articulação política-organizacional e criticidade para reconhecer competências, limites e contradições. Comum à busca de conhecimento, outros problemas surgiram, destacando-se: a necessidade de estudos sobre a relação entre a equipe de atenção psicossocial e a disputa de modelos de cuidado antagônicos; o processo de trabalho nas equipes de saúde mental e a formação de preceptoria neste campo.
Abstract: Multiprofessional residency training in Mental Health is immersed in the scenarios of teaching -service for professional qualification and theoretical-practical construction of psychosocial care. Studies observe a narrow relationship between residency programs and the National Policy on Continuing Education, especially, as understood that the main tool is education in work. This is a case study, with the objective of analyzing the contributions of a Multiprofessional Residency Program in Mental Health for the formation of critical subjects in the field of psychosocial care. The notion of “critical subjects” was worked, with the conceptualization of “transformational subjects” (Testa, 1997), subjects of praxis (Paim, 2017), instituting subjects (Nunes, 2015), in addition to the dialogue with the organizational support (Oliveira-Castro, Pilati e Borges Andrade, 1999; 2005). It involved the combination of technics such as interviews with key insiders and documental assistance given by the residency program. This research complied with the resolutions of the National Health Council 466/2012 and 510/2016. Based on the collected data, it was detailed the results and discussion by dimensions elaborated in an analytical matrix, based by the theoretical framework of the research. The study brought conceptions about Mental Health, brazilian psychiatric reform and psychosocial care, on the perspective of the subjects involved with the program. It analyzed elements of the training process, including pedagogical approach, teaching-service integration and contributions to the work in RAPS, as well as the constitution of critical subjects of the graduates, including aspects of organizational support to the work. The contributions of the program are pointed out by the conceptions of mental health articulated with assumptions of the brazilian psychiatric reform, presenting in its documents a conducive pedagogical and evaluative plan so the residents recognize this conception and practice it in their work. The training process and the relationship with work on RAPS showed higher density, in the idea of transposing formative aspects to the current work of the graduates. The contrasts of responses, associated with the diversity of the participants' fields of work, allowed the recognition of residency training by the graduates, the appreciation of the program in the dimension of learning by practice and the autonomy. The challenges in the articulation between training and field of work were discussed, pointing out gaps in the theoretical axes of the program, in the support with tutoring, difficulties in organizing the program at the university, among others. It was analyzed the close relationship of the constitution of critical subjects and the organizational support, concluding that there is a perception from the graduates of organizational support by managers, however, there are difficulties for teamwork and, availability to perform practices in the institutional collective. Transformations operated by the subjects were pointed out, in the organization of work and in the clinic of psychosocial care, from the perspective of the subjects of praxis (Paim, 2017), indicating the existence of instituting practices (Nunes, 2015), modifying the rigid structures of the services; were identified subjects with reflective and dialogic capability, politicalorganizational articulation and criticality to recognize competences, limits and contradictions. Common to the search for knowledge, other issues emerged, standing-out: the necessity of studies about the relationship between the psychosocial care team and the disputes of antagonistic care models; the work process in mental health teams and preceptorship training in this field.
Palavras-chave: Capacitação de recursos humanos em saúde
Internado e residência
Estudo de caso
Saúde Mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38163
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-JOSICLEIA OLIVEIRA DE SOUZA-2021 (1).pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons