Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, João Alberto Santana | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T14:26:35Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T14:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38208 | - |
dc.description.abstract | The present work presented a proposal for social and cultural reflection at college where I
teach, in Salvador – Bahia, through the project: Discussing LGBTphobia in theater classes:
reflections from a pedagogical experience. The discussion about gender and sexuality
issues to question school prejudice. The research is a case study in an exploratory, practical,
experimental, and descriptive way, carried out in theater classes with collaborating students
from two classes of the eighth year of Elementary School II. The field activity phase was
carried out from May to December 2021, when it was possible to apply a questionnaire
between the student-collaborators, carry out rounds of conversations, readings and textual
productions. The aforementioned pedagogical practice led to the creation of informative
panels, illustrated stories and dramaturgical creations (monologues) and scenic performative creations, in close dialogue with cordel literature and rap music. Through this
project, it was possible to develop positions in the fight against prejudice in the school
context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes cênicas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject | Homofobia nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | elementary education | pt_BR |
dc.subject.other | performing arts pedagogy | pt_BR |
dc.subject.other | sexuality | pt_BR |
dc.subject.other | homophobia | pt_BR |
dc.title | Discutindo LGBTfobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | IHAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, José Stênio Paulino | - |
dc.contributor.referee1 | Soares, José Stênio Paulino | - |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Maria da Conceição Carvalho | - |
dc.contributor.referee3 | Soares, Luiz Claudio Cajaíba | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0794227689222994 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresentou uma proposta de reflexão social e cultural ao Colégio
estadual onde leciono, em Salvador – Bahia, através do projeto: Discutindo LGBTfobia nas
aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. A discussão acerca das
questões de gênero e sexualidade para questionar o preconceito escolar. A pesquisa é um
estudo de caso de modo exploratório, prático, experimental e descritivo, realizada nas aulas
de teatro com estudantes colaboradores de duas turmas do oitavo ano do Ensino
Fundamental II. A fase de atividade de campo foi realizada de maio a dezembro de 2021,
ocasião em que foi possível aplicar um questionário entre as e os estudantes colaboradores,
realizar rodas de conversas, leituras e produções textuais. A mencionada prática
pedagógica motivou a confecção de painéis informativos, histórias ilustradas e criações
dramatúrgicas (monólogos) e cênico performáticas, em estreito diálogo com a literatura de
cordel e a música de expressão rap. Através deste projeto, foi possível desenvolver
posturas em combate ao preconceito no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ProfArtes)
|