Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Teixeira, Rosa Helena Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T08:49:17Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T08:49:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38298 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this essay was to investigate the University For All Program (UPT)
under the viewpoint of affirmative action policies aimed at preparation of public
school students for the National High School Exam (ENEM) and the vestibular
exams. Understanding the meaning of affirmative action policies was based on
authors such as Silva Filho (2003), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes and
Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques and Cavalleiro (2005) and Santo, Santos and
Sampaio (2013). This qualitative research is made through document and
bibliographic analysis and interviews with the general coordination of the program in
the State Department of Education and the federal and state universities in Bahia that
are partners of the program. According to the data analyzed, it can be concluded that
the UPT is an affirmative action policy for the intended audience, although this nature
of the UPT doesn’t figure centrally either in the State Secretariat or in the universities.
Its actions have implications in the universities involved in the program, which also
need to be recognized, such as the contribution to teacher training, university
retention and extension, as it involves, in the execution of the policy, docents and
undergraduate students in Bahia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Política e educação | pt_BR |
dc.subject | Programa Universidade Para Todos (Bahia) | pt_BR |
dc.subject | Acesso à educação superior | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Policy y education | pt_BR |
dc.subject.other | University for All Program (Bahia) | pt_BR |
dc.subject.other | Access to Higher Education | pt_BR |
dc.subject.other | Programs affirmative action in education | pt_BR |
dc.title | O Programa Universidade Para Todos (UPT): política afirmativa de preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | The University for All Program (UPT): affirmative policy of preparation access to higher education of the State of Bahia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1777-4734 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2445300469239243 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Maria Couto | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Gabriel Swahili Sales de | - |
dc.contributor.referee3 | Pimentel, Gabriela Sousa Rego | - |
dc.contributor.referee4 | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-2595-2545 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4864966914001473 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos
(UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de
estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os
exames vestibulares e as contribuições do programa nas universidades parceiras. O
entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de
autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e
Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e
Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela
análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do
programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas
federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados,
concluímos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o
público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa
não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm
ainda contribuições que precisam também ser conhecidas, a exemplo da
contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária
por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das
licenciaturas no território baiano | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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