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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Rosa Helena Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-10-31T08:49:17Z-
dc.date.available2023-10-31T08:49:17Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38298-
dc.description.abstractThe purpose of this essay was to investigate the University For All Program (UPT) under the viewpoint of affirmative action policies aimed at preparation of public school students for the National High School Exam (ENEM) and the vestibular exams. Understanding the meaning of affirmative action policies was based on authors such as Silva Filho (2003), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes and Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques and Cavalleiro (2005) and Santo, Santos and Sampaio (2013). This qualitative research is made through document and bibliographic analysis and interviews with the general coordination of the program in the State Department of Education and the federal and state universities in Bahia that are partners of the program. According to the data analyzed, it can be concluded that the UPT is an affirmative action policy for the intended audience, although this nature of the UPT doesn’t figure centrally either in the State Secretariat or in the universities. Its actions have implications in the universities involved in the program, which also need to be recognized, such as the contribution to teacher training, university retention and extension, as it involves, in the execution of the policy, docents and undergraduate students in Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Universidade Para Todos (Bahia)pt_BR
dc.subjectAcesso à educação superiorpt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.subject.otherPolicy y educationpt_BR
dc.subject.otherUniversity for All Program (Bahia)pt_BR
dc.subject.otherAccess to Higher Educationpt_BR
dc.subject.otherPrograms affirmative action in educationpt_BR
dc.titleO Programa Universidade Para Todos (UPT): política afirmativa de preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeThe University for All Program (UPT): affirmative policy of preparation access to higher education of the State of Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1777-4734pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445300469239243pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Maria Couto-
dc.contributor.referee2Almeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.contributor.referee3Pimentel, Gabriela Sousa Rego-
dc.contributor.referee4Jesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2595-2545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4864966914001473pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos (UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares e as contribuições do programa nas universidades parceiras. O entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados, concluímos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda contribuições que precisam também ser conhecidas, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baianopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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