https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3830
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental |
Título(s) alternativo(s): | VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Autor(es): | Matos, Nívea Bárbara de Moraes Silva, José Luis de Paula Barros Tenório, Robinson Moreira |
Autor(es): | Matos, Nívea Bárbara de Moraes Silva, José Luis de Paula Barros Tenório, Robinson Moreira |
Abstract: | O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal. |
Palavras-chave: | cognição operação mental mediação formação de professor Programa de Enriquecimento Instrumental |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830 |
Data do documento: | Nov-2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Química) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
947.pdf_6 | 88,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.