Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3830
Tipo: Artigo de Evento
Título: A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental
Título(s) alternativo(s): VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Autor(es): Matos, Nívea Bárbara de Moraes
Silva, José Luis de Paula Barros
Tenório, Robinson Moreira
Autor(es): Matos, Nívea Bárbara de Moraes
Silva, José Luis de Paula Barros
Tenório, Robinson Moreira
Abstract: O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal.
Palavras-chave: cognição
operação mental
mediação
formação de professor
Programa de Enriquecimento Instrumental
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830
Data do documento: Nov-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
947.pdf_688,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.