Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38306
Tipo: Dissertação
Título: Uso do laboratório de mecânica dos solos e materiais de construção na promoção da interdisciplinaridade no ensino de conceitos científicos
Título(s) alternativo(s): Soil mechanics and construction materials laboratory use to promote interdisciplinarity in the teaching of scientific concepts
Autor(es): Boldrim, Marcos Hortolani
Primeiro Orientador: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Cesana, Andressa
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Fábio Pessoa
Resumo: Este projeto de intervenção trata do uso do Laboratório de Mecânica dos Solos e Materiais de Construção do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia na promoção da interdisciplinaridade no ensino de conceitos científicos no curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio. O trabalho teve como objetivo investigar a possibilidade da promoção de uma maior articulação entre os conceitos físicos e matemáticos nas práticas laboratoriais por meio da construção colaborativa de intervenções didáticas envolvendo os professores de Física, Matemática e de Mecânica dos Solos. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem de caráter qualitativa e aplicada em uma perspectiva colaborativa. O trabalho buscou embasamento teórico sobre a aprendizagem e o interesse escolar em Krasilchik, Pozo e Crespo e Nóvoa, contribuições de Moreira, Bezerra e Mega sobre o ensino de conceitos físicos e matemáticos, além de buscar sustentação teórica em Lopes e Fazenda quanto aos conceitos de currículo e interdisciplinaridade. Por tratar-se de uma pesquisa de cunho interventivo, o trabalho apresentou como resultados e reflexões oriundos do processo de pesquisa uma forma de planejamento colaborativo e participativo apontando para uma proposta de integração curricular entre as disciplinas de Física, Matemática e Mecânica dos Solos. Como fruto desse planejamento, foram elaboradas sequências didáticas para compor o Material Curricular Educativo como produto do trabalho de pesquisa-interventiva.
Abstract: This intervention project deals with the use of the Soil Mechanics and Building Materials Laboratory at the Federal Institute of Espírito Santo, Nova Venécia campus, aiming to promote interdisciplinary teaching of scientific concepts in the Buildings Technician course integrated with high school. The work aimed to investigate the possibility of improving curricular integration among physical and mathematical concepts in laboratory practices through the collaborative construction of didactic interventions involving Physics, Mathematics, and Soil Mechanics teachers. The applied research used a qualitative approach based on a collaborative perspective. The work held its theoretical foundations on learning and school interest as concepts based on Krasilchik, Pozo, Crespo, and Nóvoa. It also had the contributions on teaching physical and mathematical concepts from Moreira, Bezerra, and Mega, as well as theoretical support from Lopes and Fazenda regarding curriculum and interdisciplinary concepts. As an interventional research, the work presented results and reflections arising from the collaborative research process, indicating a proposal for curricular integration among the subjects of Physics, Mathematics, and Soil Mechanics. As a result of the collaborative planning, didactic sequences were developed to compose the Educational Curricular Material as the product of this research-intervention work.
Palavras-chave: Ensino
Interdisciplinaridade
Integração curricular
Sequência didática
Material Curricular Educativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38306
Data do documento: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Boldrim_TCC_Dissertação.pdfDissertação - Marcos Hortolani Boldrim1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons