https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38352
Tipo: | Dissertação |
Título: | O vivido no processo formativo de enfermeiras residentes em saúde mental_0 |
Título(s) alternativo(s): | The lived experience in the formative process of resident nurses in Mental Health Lo vivido en el proceso formativo de enfermeras residentes en Salud Mental |
Autor(es): | Serra, Itanna Vytoria Sousa |
Primeiro Orientador: | Silva, Gilberto Tadeu Reis da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Gilberto Tadeu Reis da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria das Graças Barreto da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barros, Sônia |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Rosana Maria de Oliveira |
Resumo: | O presente estudo teve como tema de pesquisa a vivência do processo formativo de enfermeiras residentes de Saúde Mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída através do arcabouço teórico da fenomenologia a partir do fenômeno situado. Teve como objetivo compreender os significados atribuídos pelas enfermeiras residentes em processo formativo no Programa de Residência Integrada Multiprofissional. Para tanto, busquei nos discursos das seis enfermeiras residentes as suas vivências, por meio da seguinte questão norteadora: “Fale da vivência do seu processo de formativo enquanto residente na área de concentração Saúde Mental. ” As descrições das participantes, emergiram três categorias abertas: “Vivenciando o cotidiano da residência”; “Aprendendo a ser enfermeiras de Saúde Mental”, “Significando a residência de Saúde Mental”. Percebe-se que a residência multiprofissional se revela enquanto uma estratégia oportuna para (re) pensar e/ou reorientar formação/práticas de saúde na enfermagem no âmbito da saúde mental, além de proporcionar autonomia ao profissional na produção do seu processo de trabalho; embora, como contraponto, observou-se que a ênfase da formação acontece no ambiente hospitalar. Diante desse aspecto, se coloca o desafio em aproximar o Projeto Pedagógico (PP) ao modelo em questão, e também ao paradigma da Desinstitucionalização, advindo da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Neste sentido, o processo de formação desta residência multiprofissional em saúde pode potencializar a produção de subjetivação dos atores envolvidos, não somente atravessada pelos princípios do SUS, e pelos saberes dos núcleos profissionais, mas também pelos campos de atuação. |
Abstract: | The present study had as its research theme the lived experience of the formative process of resident nurses in Mental Health. This is a qualitative research built through the theoretical framework of phenomenology from the situated phenomenon. It aimed to understand the meanings attributed by resident nurses in the formative process in the Multiprofessional Integrated Residency Program. To this end, I sought in the speeches of the six resident nurses their lived experiences, through the following guiding question: “Tell me about the experience of your formative process as a resident in the Mental Health concentration area.” From the participants' descriptions, three open categories emerged: “Experiencing the daily life of the residency”; “Learning to be Mental Health nurses”, “Meaning the Mental Health residency”. It is perceived that the multiprofessional residency reveals itself as an opportune strategy to (re)think and/or reorient health training/practices in nursing in the mental health field, besides providing autonomy to the professional in the production of their work process; although, as a counterpoint, it was observed that the emphasis of the training takes place in the hospital environment. Given this aspect, the challenge is to bring the Pedagogical Project (PP) closer to the model at issue, and also to the Deinstitutionalization paradigm, arising from the Psychiatric Reform in Brazil. In this sense, the training process of this multiprofessional health residency can enhance the production of the subjectivation of the actors involved, not only crossed by the principles of the Brazilian Unified Health System (SUS), and by the knowledge of the professional nuclei, but also by the practice fields. |
Palavras-chave: | Especialização Enfermagem Saúde mental Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Internato e Residência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia. |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) |
Citação: | SERRA, Itanna Vytoria Sousa. O vivido no processo formativo de enfermeiras residentes em saúde mental. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2023. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38352 |
Data do documento: | 9-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Itanna Vytoria Sousa.pdf | Dissertação de Itanna Vytoria Sousa | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons