Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Ângelo de Souza Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T15:50:38Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T15:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379 | - |
dc.description.abstract | This final paper consists in a research which uses a qualitative methodology in an
ethnographic perspective, the participative observation and tools of the documental
research to analyze PROFICI - PROEMI teacher education sessions related to actions and
the content comparing them to the syllabus of the Teaching Practicum I and II courses of
English Language to spot what can be used from the teacher education sessions to these
courses. In this regard, the research produced reports about the English teacher e ducation
sessions through ethnography and peripheral participative observation, ways to do the
qualitative research, giving meaning to the teacher education sessions which will be
analyzed from theoretical settings of the Applied Linguistics to, thus, spot teacher
education strategies, which can be implemented in the Teaching Practicum I and II of
English Language.
Keywords: PROFICI; PROEMI; Teaching Practicum; English, Teacher Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Professor - Formação | pt_BR |
dc.subject | PROEMI | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | PROFICI | pt_BR |
dc.subject.other | PROFICI | pt_BR |
dc.subject.other | PROEMI | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching Practicum | pt_BR |
dc.subject.other | English | pt_BR |
dc.subject.other | Teacher Education | pt_BR |
dc.title | Uma análise documental e etnográfica de componentes curriculares de estágio supervisionado em letras - língua inglesa e de sessões de formação docente do PROFICI. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Fernanda Mota | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Christine Sant’ Anna de | - |
dc.contributor.referee3 | Ramos, Fabiano Silvestre | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa que utiliza a metodologia
qualitativa em uma perspectiva etnográfica, a observação participativa e ferramentas da
pesquisa documental para analisar as sessões de formação de professores do PROFIC I -PROEMI em relação ao fazer e ao conteúdo trabalhado em comparação com as ementas
das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa para flagrar o que pode
ser aproveitado da experiência das sessões de formação para esses componentes. Nesse
sentido, a pesquisa produziu relatórios sobre as sessões de formação de professor de
língua inglesa através da etnografia e da observação participativa periférica, modos de
fazer da pesquisa qualitativa, atribuindo significado às sessões de formação q ue serão
analisadas a partir de configurações teóricas da Linguística Aplicada para, assim, flagrar
estratégias de formação docente que podem ser implementadas nos componentes de
Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa.
Palavras-chave: PROFICI; PROEMI; Estágio Supervisionado; Inglês; Formação
Docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | LETRAS - INGLÊS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
|