Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ângelo de Souza Castro-
dc.date.accessioned2023-11-09T15:50:38Z-
dc.date.available2023-11-09T15:50:38Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38379-
dc.description.abstractThis final paper consists in a research which uses a qualitative methodology in an ethnographic perspective, the participative observation and tools of the documental research to analyze PROFICI - PROEMI teacher education sessions related to actions and the content comparing them to the syllabus of the Teaching Practicum I and II courses of English Language to spot what can be used from the teacher education sessions to these courses. In this regard, the research produced reports about the English teacher e ducation sessions through ethnography and peripheral participative observation, ways to do the qualitative research, giving meaning to the teacher education sessions which will be analyzed from theoretical settings of the Applied Linguistics to, thus, spot teacher education strategies, which can be implemented in the Teaching Practicum I and II of English Language. Keywords: PROFICI; PROEMI; Teaching Practicum; English, Teacher Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.subjectPROEMIpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPROFICIpt_BR
dc.subject.otherPROFICIpt_BR
dc.subject.otherPROEMIpt_BR
dc.subject.otherTeaching Practicumpt_BR
dc.subject.otherEnglishpt_BR
dc.subject.otherTeacher Educationpt_BR
dc.titleUma análise documental e etnográfica de componentes curriculares de estágio supervisionado em letras - língua inglesa e de sessões de formação docente do PROFICI.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.referee1Pereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.referee2Almeida, Christine Sant’ Anna de-
dc.contributor.referee3Ramos, Fabiano Silvestre-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa que utiliza a metodologia qualitativa em uma perspectiva etnográfica, a observação participativa e ferramentas da pesquisa documental para analisar as sessões de formação de professores do PROFIC I -PROEMI em relação ao fazer e ao conteúdo trabalhado em comparação com as ementas das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa para flagrar o que pode ser aproveitado da experiência das sessões de formação para esses componentes. Nesse sentido, a pesquisa produziu relatórios sobre as sessões de formação de professor de língua inglesa através da etnografia e da observação participativa periférica, modos de fazer da pesquisa qualitativa, atribuindo significado às sessões de formação q ue serão analisadas a partir de configurações teóricas da Linguística Aplicada para, assim, flagrar estratégias de formação docente que podem ser implementadas nos componentes de Estágio Supervisionado I e II de Língua Inglesa. Palavras-chave: PROFICI; PROEMI; Estágio Supervisionado; Inglês; Formação Docente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseLETRAS - INGLÊSpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso de Ângelo Oliveira.pdf308,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons