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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38487
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Gustavo Falabella-
dc.date.accessioned2023-11-16T18:34:45Z-
dc.date.available2023-11-16T18:34:45Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38487-
dc.description.abstractFrom the experience of the Zona de Arte da Periferia – ZAP 18, a theatrical artistic space located on the outskirts of Belo Horizonte and where I develop my artistic work, I set out to research the differences and similarities of its trajectory with other places located in Salvador, Bahia. They are: Acervo da Laje, Casa Preta and Sarau da Onça. In the understanding of our research, the four are places of political poetics, capable of establishing an exchange relationship with their public that feeds back the production of their works. The concept of political poetics is worked on here, as something that balances between the personal and the collective, the public and the private, the macro and the micro. But first, our first step was to try to establish working tools to visit and better understand the nuances present in the 4 different places. Thus, we opened the field of cartography to risk a research method called artistic cartography, based on previous experiences of so many other cartographies, but also taking a few steps forward and understanding that the research is done in a certain time and space. That is, other researchers, at other times, would do another research. Speaking of time, it was also inevitable to reflect on the times of isolation caused by the Covid-19 pandemic and its consequences for artists and places so focused on face-to-face exchanges. We observe, in the practices of the places, the search for the preservation of life and new formats so as not to lose proximity and discover new links between artists, places and their public.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.description.sponsorshipDAADpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectArte e sociedadept_BR
dc.subjectTeatro e sociedadept_BR
dc.subjectEspaços públicos - Aspectos sociais - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectCultura - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCultura - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectPeriferias - Usos e costumespt_BR
dc.subjectZona de Arte Periferia - ZAP 18 - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectAcervo da Laje - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectCasa da Preta - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectSarau da Onça - Salvador (BA)pt_BR
dc.subject.otherartistic cartographypt_BR
dc.subject.otherplaces of political poeticspt_BR
dc.subject.otherethics of proximitypt_BR
dc.titleLugares de poéticas políticas: a relação de espaços [culturais] com seu entorno.pt_BR
dc.title.alternativePolitical Poetics Places: the relationship between [cultural] spaces and the surroundings; Lugares de Poéticas Políticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Thürler, Djalma-
dc.contributor.referee1Thürler, Djalma-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cristiano Cezarino-
dc.contributor.referee3Lima, Eduardo Rocha-
dc.contributor.referee4Nussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.contributor.referee5Colling, Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537173068097215pt_BR
dc.description.resumoA partir da experiência da Zona de Arte da Periferia – ZAP 18, espaço artístico teatral situado na periferia de Belo Horizonte e onde desenvolvo meu trabalho artístico, me propus a pesquisar as diferenças e aproximações de sua trajetória com outros lugares situados em Salvador, Bahia. São eles: Acervo da Laje, Casa Preta e Sarau da Onça. No entendimento de nossa pesquisa, os quatros são lugares de poéticas políticas, capazes de estabelecer com seu público uma relação de troca que retroalimenta a produção de seus trabalhos. O conceito de poéticas políticas é trabalhado aqui, como algo que se equilibra entre o pessoal e o coletivo, o público e o privado, o macro e o micro. Mas antes, nosso primeiro passo, foi tentar estabelecer ferramentas de trabalho para visitar e melhor compreender as nuances presentes nos 4 diferentes lugares. Assim, abrimos o campo da cartografia para arriscar um método de pesquisa chamado cartografia artística, baseado em experiências anteriores de tantas outras cartografias, mas também dando alguns passos adiante e entendendo que a pesquisa é feita em determinado tempo e espaço recortados e estabelecidos. Isso é, outros pesquisadores, em outros momentos, fariam outras pesquisas. Falando em tempo, foi inevitável também refletir sobre os tempos de isolamento provocados pela pandemia de Covid-19 e suas consequências para artistas e lugares tão voltados para as trocas presenciais. Observamos, nas práticas dos lugares, a busca da preservação da vida e novos formatos para não perder a proximidade e descobrir novos vínculos entre artistas, lugares e seu público.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
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dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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