https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38545
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE SAÚDE MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS : ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEXTO BRASILEIRO |
Autor(es): | Chaves, Ingrid Oliveira |
Primeiro Orientador: | Soares, Daniela Arruda |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Balardin, Joana Bisol |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Daniela Arruda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Márcio Galvão |
metadata.dc.contributor.referee3: | Balardin, Joana Bisol |
Resumo: | Pessoas mais engajadas em sua saúde, são mais inclinadas a buscar e usar informações para subsidiar suas decisões de saúde, e o Pensamento Crítico (PC), desponta como elemento capaz de auxiliar na análise das informações em saúde e tomada de decisões em perspectiva individual e coletiva. O ensino do pensamento crítico favorece uma educação emancipatória e contextualiza o indivíduo com o ambiente e a sociedade em seu entorno, confere protagonismo ao educando, e espera formar cidadãos aptos à compreensão e intervenção nos contextos sociais. Objetivo: Analisar o contexto de ensino do pensamento crítico sobre saúde, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar e de saúde no Brasil. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, cujos dados foram coletados entre fevereiro e julho de 2020, em Vitória da Conquista e Foz do Iguaçu, a partir de entrevistas semi-estruturadas e revisão documental. Foram selecionados intencionalmente documentos nacionais a partir de sites governamentais específicos para as áreas de saúde e de educação. As entrevistas seguiram um roteiro desenvolvido pela equipe de pesquisa, sendo este específico para cada categoria profissional. Ao total foram realizadas 17 entrevistas, 12 em Vitória da Conquista e 5 em Foz do Iguaçu. Os dados coletados foram compilados e combinados, a partir de uma abordagem de pesquisa aplicada às políticas públicas. Resultados: A inserção do pensamento crítico nos currículos e documentos oficiais é presente, porém há dificuldades na sua aplicação prática. Os recursos de aprendizagem para ensinar o pensamento crítico sobre saúde são escassos, e se concentram na promoção de comportamentos saudáveis. Há grande variabilidade no acesso e uso de equipamentos digitais para ensino e aprendizagem nas escolas nacionais, e os principais fatores intervenientes são a estabilidade das conexões, as habilidades e atitudes tecnológicas dos profissionais em relação ao uso das TDIC para o ensino. Embora melhorias em diferentes elementos contextuais nas escolas brasileiras estejam sendo planejadas pelos governos locais, estas ainda são incipientes. Conclusão: O ensino do pensamento crítico sobre saúde mediado pelo uso de TDCI não é deliberado no contexto brasileiro, porém há possibilidades para a sua inserção visto sua potencialidade expressa. |
Abstract: | People who are more engaged in their health are more inclined to seek and use information to support their health decisions, and Critical Thinking (CP) emerges as an element capable of assisting in the analysis of health information and decision-making from an individual perspective and collective. The teaching of critical thinking favors an emancipatory education and contextualizes the individual with the environment and society around him, gives protagonism to the student, and hopes to form citizens capable of understanding and intervening in social contexts. Objective: The study analyzed the context of teaching critical thinking about health, mediated by Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the school and health context in Brazil. Methods: This is a qualitative, descriptive study, which were collected between February and July 2020, in Vitória da Conquista and Foz do Iguaçú, based on semi-structured interviews and document review. National documents were intentionally selected from specific government websites for the areas of health and education. The interviews followed a script developed by the research team, which was specific for each professional category. A total of 17 interviews were carried out, 12 in Vitória da Conquista and 5 in Foz do Iguaçu. The collected data were compiled and combined, based on a research approach applied to public policies. Results: The insertion of critical thinking in curricula and official documents is present, but there are difficulties in its practical application. Learning resources to teach critical health thinking are scarce, and they focus on promoting healthy behaviors rather than thinking critically. There is great variability in the access and use of digital equipment for teaching and learning in national schools, and the main intervening factors are the stability of connections, the technological skills and attitudes of professionals in relation to the use of DICT for teaching. Although improvements in different contextual elements in Brazilian schools are being planned by local governments, these are still incipient. Conclusion: The teaching of critical thinking about health mediated by the use of TDCI is not deliberate in the Brazilian context, but there are possibilities for its insertion given its expressed potential. |
Palavras-chave: | Pensamento Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde Ensino Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC - IMS) |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38545 |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSC - IMS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Ingrid O. Chaves.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons