Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Andrade, Juliana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T08:31:16Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T08:31:16Z | - |
dc.date.issued | 2005-08-09 | - |
dc.identifier.citation | ABNT | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38567 | - |
dc.description.abstract | A monographic visa on child development from the main perspective. The present work is to draw the tone one reflection on the theme, and such as theised of knowledge in pedagogical doing. Initially, the outline was a reference point on the infantile design of some theoretical assumptions, a saber: Piaget, Wallon and Vygotsky. In addition, access to criticism is the same. I chose to dialogue with a perspective for the analysis of the theories on human development, as pointed out by Frigotto. In this way, the studies developed by Vygotsky, applied in three works: Social Formation of the Mind; Thought and Language and Psychological Development in Childhood. It should beemphasized that this work is monographic ally eminently theoretical. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
dc.subject.other | Education; | pt_BR |
dc.subject.other | Development; | pt_BR |
dc.subject.other | Childhood; | pt_BR |
dc.subject.other | Interaction partner. | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica | pt_BR |
dc.title.alternative | Child development from a socio-historic perspective | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Cecília de Paula | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3506-8510 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631240054495428 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0395056636919631 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8225219862346307 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8135-3531 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5062099750053164 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia visa indagar sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva sócio histórica. O objetivo deste trabalho é trazer à tona uma reflexão a respeito do referido tema, bem como analisar as implicações deste conhecimento no fazer pedagógico. Inicialmente o caminho delineado foi o de pontuar sobre a concepção do desenvolvimento infantil de alguns pressupostos teóricos, a saber: Piaget, Wallon e Vygotsky. Além disso, estabelecer uma análise crítica dessas abordagens. Optei por dialogar com a perspectiva do desenvolvimento sócio histórico partindo da metodologia materialista histórica dialética para analisar as teorias sobre o desenvolvimento humano, conforme apontado por Frigotto. Desta forma enfatizarei os estudos empreendidos por Vygotsky, especificamente em três obras: Formação Social da Mente; Pensamento e Linguagem e o Desenvolvimento Psicológico na Infância. Cabe ressaltar que este trabalho monográfico é de cunho eminentemente teórico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Juliana Santos. O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica, Salvador-Ba. 2005. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade federal da Bahia, Salvador, 2005. | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|