Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPitta, Gabriella Santana da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-11T21:26:45Z-
dc.date.available2023-12-11T21:26:45Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38637-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze how the results of academic production (from 2010 to 2019) on Ethnic-Racial Relations in Youth and Adult Education can contribute to the understanding of the field of studies of this modality. We carried out a research with a qualitative approach, of the State of Knowledge type (ROMANOWSKI and ENS, 2006), with a methodology inspired by the studies of Haddad (2000), Sposito (2000) and Sanceverino and Laffin (2020). As a theoretical reference, we use Gomes (2005, 2011, 2017 Passos (2010), Nascimento (2016), Carneiro (2005), as well as Arroyo (2011), Di Pierro and Joia (2001), Haddad and Ximenes (2018), among other authors who supported us in the attempt to dialogue between Youth and Adult Education (YAE) and Ethnic-Racial Relations, focusing on issues of the black population. titles, of which only 25 dealt with the theme, 11 Academic Master's dissertations, 11 Professional Master's dissertations and three theses. In general, the works pointed to difficulties in the implementation of Law nº 10.639/2003 in the Educational Policy and in the pedagogical practices of YAE. The results led to the conclusion that the myth of racial democracy permeates this educational modality, in the academic, political and pedagogical scopes. However, despite the scarcity of works that deal directly with racial issues in YAE, we observe the growing concern of researchers and researchers in collaborating so that this field of study advances in the fight against racism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectEstado do Conhecimentopt_BR
dc.subject.otherYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.otherEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subject.otherState of Knowledgept_BR
dc.titleRelações Étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos: tendências da produção acadêmica brasileira (2010-2019)pt_BR
dc.title.alternativeEthnic-Racial Relations in Youth and Adult Education: trends in Brazilian academic production (2010-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Musial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0597-8150pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290799012387538pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Edite Maria da Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5270482460958329pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923081345117231pt_BR
dc.contributor.referee3Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8076122422477570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378558633670777pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo de compreender as contribuições dos resultados da produção acadêmica (de 2010 a 2019) sobre Relações Étnico-Raciais no campo da Educação de Jovens e Adultos. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento (ROMANOWSKI e ENS, 2006), com metodologia inspirada pelos estudos de Haddad (2000), Sposito (2000) e Sanceverino e Laffin (2020). Como referencial teórico, utilizamos Gomes (2005, 2011, 2017 Passos (2010), Nascimento (2016), Carneiro (2005), bem como Arroyo (2011), Di Pierro e Joia (2001), Haddad e Ximenes (2018), entre outros autores e autoras que nos apoiaram na tentativa de interlocução entre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Relações Étnico-Raciais, com foco em questões da população negra. A partir das buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES , foram lidos 620 títulos, dos quais apenas 25 atenderam à temática, sendo 11 dissertações do Mestrado Acadêmico, 11 dissertações do Mestrado Profissional e três teses. De modo geral, os trabalhos apontaram para dificuldades na implementação da Lei nº 10.639/2003 na Política Educacional e nas práticas pedagógicas de EJA. Os resultados levaram à conclusão de que o mito da democracia racial permeia tal modalidade educacional, nos âmbitos acadêmico, político e pedagógico. Entretanto, apesar do baixo número de trabalhos que tratem diretamente de questões raciais na EJA, observamos a crescente preocupação de pesquisadores e pesquisadoras em colaborar para que este campo de estudos avance no combate ao racismo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gabriella Pitta_2023.pdfDissertação. Gabriella Pitta. 2023955,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons