Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Jussara Silva-
dc.date.accessioned2023-12-22T13:30:28Z-
dc.date.available2023-12-22T13:30:28Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38767-
dc.description.abstractThis work was based on the demand of making space at school for teachers and students to live and think over ways for the pedagogical work to adjust to the digital technologies, more often each day in out environment. This way, the Intervention Project was designed from memes, since they are one of the most expressive communicative ways which are currently present in our digital environment. Aiming at designing a productive and proactive proposal, qualitative data were collected from teachers and students at The Federal Institute of Espírito Santo (IFES), campus Santa Teresa, about their opinions concerning memes. In order to get the data, it was applied qualitative research performed by semi-open questionnaires, collective conversations and interviews. The data were analyzed under Galiazzi’s and Moraes’s (2011) Discourse Textual Analysis (DTA). The results afforded the design of a memetic workshop when the participants are elicited to interact, create and remix memes, being creative individually as well as collectively and collaboratively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectO contemporâneopt_BR
dc.subject.otherMemespt_BR
dc.subject.otherDigital technologiespt_BR
dc.subject.otherCollectivenesspt_BR
dc.subject.otherContemporarypt_BR
dc.subject.otherCitizenshippt_BR
dc.titleO meme como dispositivo para ampliação do repertório linguístico, comunicativo e cultural dos alunos em formação no Ifespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.advisor1ID0000-0003-4810-9032pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2948585342156325pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Joseilda Sampaio de-
dc.contributor.referee1ID0000-0003-2625-3148pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478120149101818pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Giselly Lima de-
dc.contributor.referee2ID0000-0003-3313-6003pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0406565472959640pt_BR
dc.contributor.referee3Cordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.referee3ID0000-0003-4810-9032pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2948585342156325pt_BR
dc.creator.ID0000-0001-7412-3386pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0113104667805282pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se pautou em oportunizar ambiências no espaço escolar para que professores e estudantes possam vivenciar e refletir maneiras de buscar um fazer pedagógico em sintonia com as tecnologias digitais, cada vez mais presentes em nosso meio. Nesse sentido, o Projeto de Intervenção foi delineado a partir do meme, por ser uma das formas comunicativas mais expressivas que atualmente circulam nos ambientes digitais. A fim de que se construísse uma proposta interventiva producente, teve-se como objetivo geral conhecer as concepções que docentes e discentes do Ifes Santa Teresa têm sobre o meme, empregando para tanto uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja produção de dados foi alcançada tendo como dispositivos questionários, rodas de conversa e entrevistas. A análise de dados, por sua vez, foi ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD), de Galiazzi e Moraes (2011). O resultado levou à elaboração de uma Oficina Memética, durante a qual os participantes são estimulados a interagir, criar e remixar memes, exercendo a criatividade de maneira individual, mas também coletiva e colaborativa.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, p. 277-326, 1997. / BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: Vigilância e resistência da dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021. / CHAGAS, Viktor. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. São Paulo, n. 95, p. 1-22, 2021. / MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2020. / WIGGINS, Bradley E. The discursive power of memes in digital culture: Ideology, semiotics, and intertextuality. Nova Iorque: Routledge, 2019.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI MPED UFBA Jussara Silva Campos.pdfProjeto de Intervenção - Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas UFBA/FACED3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.